FUZARCA
Hoje uma cliente comentou comigo que estava arrasada por estar num velório e presenciado o abandono de um defunto sozinho em seu caixão na caela para ficarem batendo papo do lado de fora.
— É mesmo?
— Era uma senhora de idade avançada e a deixaram só.
Falou isso demonstrando tristeza em seu olhar, lembrei-me de um outro onde o padre interrompia, o trabalho fúnebre para pedir silencio para os ditos tristes que batiam papo alegremente dentro e fora da capela, alem do coral dos narizes melecados, que por sinal se agruparam em lados distintos do defunto, por serem desafetos, deixando a viúva a bradar desesperadamente enquanto sorvia goles de um refrigerante em lata. Vamos voltar ao meu cliente e quando menos espero.
— Estava insuportável o ambiente, não pelo fato em se, mas assim que entrei na capela me deparei com o caixão abandonado, me causou um certo mal estar, não achei certo, estranhei o abandono.
— E no mínimo um momento de reflexão. Em algumas culturas fazem festa, já vi ate mesmo povos que deixavam seus mortos embalsamados, no meio da sala, ate que todos que tudo que tivesse ligação com o morto fosse resolvido como desavenças ou dividas. Para que nada ficasse sem solução.
— Que coisa estranha e primitiva.
— Talvez!
A minha intenção era só conversar, já que ficou claro para mim, que ela estava realmente chocada com o que viu.
— Eu entrei e fui direto ao caixão, sabe como é, queria me despedir e aproveitar para colocar a mão sobre o corpo.
— Isso eu não faço, sem nada contra, eles lá eu cá.
— Coloquei a mão, sabe como é, existem os anjos da guarda. Energia positiva. Coloquei a mão para receber um pouco dela.
E falou isso séria, reclamou que todos tinham saído para bater papo, enquanto ela foi captar as energias positivas dos anjos da guarda que ainda estavam ao lado do corpo.
É claro que cliente tem sempre razão, me calei, mas depois pensei, que diferença faz se uns aproveitam a presença de um morto para um momento de confraternização ou para transformá-lo em uma tomada do alem para que possa se ligar e obter energia do cosmo.