VISIONÁRIOS CAOLHOS ("A descrença é o maior dos incentivos." — Brunno Leal)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Por agora, a Educação sofrerá uma reforma curricular significativa, isto é, nos conteúdos e na formação dos professores e só se fala nisso ultimamente. Como vivo muito tempo no ambiente escolar, tenho ouvido muitas troças nesse sentido. Ou seja, variados comentários zombeteiros sobre o tema. Todavia, no geral me parece uma causa sem abraços. Então lhe digo que nada adiantará a reforma das escolas e de seus conteúdos se o professor estiver olhando meio caolho para a proposta. Disse com propriedade o Daniel Barros que não estamos vendo que as crianças não estão aprendendo na escola o que e o quanto deveriam. https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/233667/crise-invisivel-da-aprendizagem-no-brasil.htm?fbclid=IwAR3xyk4zVS972PXG2Q3vkjjTXKfNP8vpB4Wy6zEMaCJdwmLxfcEmz0r0pAg (acessado em 15/12/2018).

Qual será o milagre de uma nova matriz curricular? Greves por salário não é mais o suficiente. A descrença é geral: — "não vai mudar nada!" — dizem — "ninguém escuta nossos apelos, a solução para os reais problemas da educação não acontece!"

Por isso, dividi aqui, esses comentaristas voluntários e anônimos em quatro naturezas.

Assim dizem os desanimados: — "A reforma curricular não é a única esperança de solução. Embora procurem me incentivar a gritar pelos corredores, um monte de obrigações irá impedi-me de me inteirar das partes importantes dessa reforma e de seu poder de solução."

Dizem os proteladores: — "Quando a reforma curricular estiver pronta e me convocar à aplicabilidade, vou hesitar um pouco mais. Até os sábios hesitam quando a solução lhe estende o convite de misericórdia! Vou questionar mais um pouco, argumentar, demorar. Pode ser minha oportunidade de ser reconhecido."

Aí, o grupo dos confusos: — "é isso mesmo que vai tirar a educação do fracasso!? Vivi tanto tempo nesse sistema, está ruim, mas está bom. Quero mais clareza! É como quando vamos ao médico. Sabemos exatamente o que sentimos e o que queremos, isto é, ser aliviado sim de alguma dor ou desconforto, mas não sabemos nos expressar. Na educação, não sabemos nem qual é nossa real necessidade."

Diz o professor hipócrita: — "a reforma curricular é a salvadora da situação, lógico, é tudo que a educação precisa de fato para saí do caos. Embora, eu fale assim alvissareiramente, lá no íntimo, não acredito plenamente, minha fé é fraca. Talvez, na reforma até esteja aquilo que pode nos socorrer em nossa necessidade. Porém, precisamos ir à solução com simplicidade. E se eu não puder ser tão simples assim?"

E eu já digo, não sou de nenhum grupo novo, pois de maquiagem em maquiagem se vive o novo. Ah, e feliz ano novo para você.