DICAS PARA USUÁRIOS DE CELULAR

Nós, que vivemos neste início de século, temos o privilégio de ter à nossa disposição grandes facilidades tecnológicas. Será isso bom? Bem, não sei exatamente se é bom ou não, o que tenho visto é um mau uso reiterado das tecnologias e te digo por que, amado leitor.

Conversava eu junto com amigos de trabalho sobre este assunto, tecnologia. Então um dos colegas fazia uma defesa radical da necessidade do uso de notebook. Disse ele que o notebook se tornou uma ferramenta necessária nos dias modernos. Foi então que eu o questionei:

- Como assim necessário? Você tem 40 anos de idade e até hoje nunca precisou de um notebook, a partir deste momento, como num passe de mágica, ele tornou-se necessário?

O colega não gostou muito do que eu disse, então apelou para ofensa:

- Você, Márcio, na verdade, é um grande mão de vaca. Até para comer você pensa no quanto vai gastar!

Para provocá-lo ainda mais, falei com ironia:

- Deve ser muito bom o vendedor que te convenceu da ideia de ter um notebook. Pois em um curso de vendas, uma das primeiras coisas que se aprende é que o vendedor deve CRIAR uma necessidade no cliente. Este vendedor pelo jeito conseguiu o seu objetivo.

Então ele me disse mais algumas besteiras, e começou a aconselhar outro colega que como ele, apesar de estarem já bastante endividados, alimentavam a vontade de comprar o tal notebook.

Eu estou com 35 anos e até hoje nunca precisei de um notebook. É um aparelho legal e útil? Sem dúvida que sim, mas daí a ser NECESSÁRIO é um grande pulo, aliás um enorme salto.

Bem, é da inocência das pessoas, da ingenuidade e da compulsão dos seres humanos que vive a indústria. Principalmente quando a coisa é supérflua. Se não convencerem o boçal de que ele precisa daquilo, como a roda da economia irá girar? Bussines are bussines, all right?

Penso o mesmo com relação aos telefones celulares. Porém estes possuem o agravante de incomodarem o próximo.

Até meados da década de 1990 ninguém possuia telefone celular aqui no Brasil. Detalhe, ninguém tinha uma qualidade de vida menor por não ter esse tão importante aparelhinho.

Primeiramente era sinônimo de status ter um celular. Os poucos que tinham usavam-no presos na cintura de modo que ficasse visível, para que todos soubessem o quanto era importante ter um celular, e o quanto era ridículo o seu usuário.

Para nossa infelicidade o celular popularizou-se e hoje qualquer Zé Ninguém possui um. Seria ele hoje uma necessidade? Bem, pelo menos sem contar os tempos pré-históricos, são aproximadamente 6000 anos sem telefones celulares. Pouco tempo não?

O mal não é o aparelhinho em si, ele se bem usado é até muito útil. Veja bem leitor, eu disse útil, não NECESSÁRIO. O problema novamente é o mal uso do que poderia ser uma grande utilidade.

Uma dica importante aos usuários de telefone celular é a seguinte: Quando for a uma palestra, aula, culto, cerimônia, funeral, ou qualquer atividade social, por gentileza, desligue esse tão necessário aparelho. Você não faz ideia de quanto é desagradável estar prestando atenção a uma aula, por exemplo, e ouvir o tempo todo aqueles toques de celular.

Aliás, sem celular é possível viver, mas sem educação a vida fica muito complicada. Sabemos que você é uma pessoa importate, ocupada, com coisas relevantes para resolver. Sabemos também que os negócios não esperam, e você não pode perder oportunidades. Contudo, que eu saiba, não é possível estar em dois lugares ao mesmo tempo, infelizmente. Temos que nos contentar, como humanos limitados que somos, em estar em apenas um lugar por vez. É uma pena, mas é assim.

Se estar numa sala de aula, por exemplo, faz você perder importantes negócios, uma providência lucrativa seria abandonar a escola. Hum? Você deixa de pagar a mensalidade e poderá ficar em casa aguardando suas ligações que são tão urgentes.

Enquanto espera as ligações você pode assistir tv, brincar com o cachorro, preparar o jantar. Hum? Você, que é esperto, já deve ter notado que esse negócio de aulas e leitura de livros não é uma coisa muito produtiva. Então você pode poupar as pessoas que não querem ouvir suas conversas particulares ao telefone, afinal não são particulares? Sei que educação é algo raro, muito raro nos nossos dias. Mas tente, tente. Você consegue!

Amigo, o celular hoje não é mais sinônimo de status, não é necessidade e nem é de boa estética andar com celulares à mostra. Tenha também cuidado ao comprar um aparelho, pois esse pode ser tão complexo de utilizar que você não saberá fazer uso de todos os seus recursos. Sei que não é culpa sua, pois esses malditos manuais vêm escritos em inglês. Se o uso do português já é um grande desafio a você o que diremos do inglês, esse idioma de bárbaros!

Combinemos assim: Você desliga seu celular quando estiver em qualquer evento social, certo? Então poderemos começar a aceitar que celulares e notebooks servem para alguma coisa que não seja importunar os outros.

Frederico Guilherme
Enviado por Frederico Guilherme em 01/05/2009
Reeditado em 02/06/2009
Código do texto: T1570296
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.