Suor e Lágrimas - de Felicidade

O que vou relatar é uma experiência comum. Um dia muito esperado, antecedido por um período de preparo e dedicação. Eu disse experiência comum, mas não um dia comum. Um exame de preparo físico, uma etapa de um concurso. Mas para mim não era um concurso qualquer, de um cargo qualquer. Era algo que eu sempre quis. E finalmente eu estava ali, diante de várias pessoas, algumas com o mesmo sonho e objetivo, outras porque a vida as colocou ali - e hoje em dia uma chance de estar empregado não é de se deixar escapar.

Tudo saiu conforme o planejado, cada movimento, cada minuto e segundo. Eu estava apta a prosseguir. Se eu não fosse aprovada, tal qual um atleta que treina quatro anos pra ter um bom desempenho numa olimpíada, eu teria de voltar pra casa com uma derrota pesada nos ombros.

Na verdade, concurso público é tão difícil ou quem sabe até mais que uma Olimpíada. Bem longe de desmerecer os atletas, que tanto admiro...mas concurso hoje em dia também é feito de várias etapas, em especial pro meu cargo, de policial civil. Enfrentar quase 100 por vaga na primeira etapa, depois passar por uma bateria de exames médicos, psicológicos, investigação da minha vida social, várias certidões negativas cíveis, criminais. E depois essa etapa física "semi-olímpica." Eu acho que tem que ser difícil mesmo...para que selecionem pessoas que realmente tem um compromisso com a função que vão desempenhar. E espero que todos os aprovados sintam orgulho de si mesmos e valorizem o cargo que conquistaram...

Mas, voltando à narrativa do meu TAF (Teste de aptidão física), no final saí muito feliz, abracei alguns amigos que faziam parte da "torcida" e fui pro carro. Quando me vi sozinha voltando pra casa foi que me dei conta, de que aquele momento tão sonhado acabara de acontecer. Não teve como não chorar, chorei muito - de alegria. Lágrimas salgadas como o suor do meu rosto, de quem correu, literalmente pra chegar até ali. E não tenho vergonha de contar que chorei, ou que isso me emocionou e sempre vai emocionar cada vez que eu me lembrar. Foi um dia que jamais vou esquecer. Um dia que as lágrimas se confundiram com o suor que escorria do meu rosto.