MAMÃE EU QUERO!

Pensei em escrever algo para a minha mãe. Então, determinei que fosse algo alegre, divertido, que não a fizesse chorar. Pois, como se não bastasse toda mãe ser chorona, (a minha mais do que o normal) a maior parte dos textos que li até hoje e que falam sobre mãe, apesar de belos, são tristes demais.

E por que tem que ser assim? Por que toda a referência, discurso, homenagem, poesia para a mãe - seja para a mãe da gente ou para a dos outros - tem que emocionar de um modo triste? Por que temos que borrar a maquiagem e nos controlar para não desatarmos em soluços cada vez que alguém lê uma mensagem dirigida a elas? Uma vez que ser mãe é a coisa mais bacana que Deus permitiu às mulheres, e ter mãe a coisa mais formidável que Deus proporcionou aos homens e mulheres. Na verdade, gostaria de escrever uma festa com palavras para a minha.

Afinal, mãe é a parte boa! É colo que a gente precisa quando a vida mostra a parte ruim. Não importa se já somos adultos, se já casamos e tivemos filhos e que neste colo já nem caiba mais o nosso corpo crescido. É lá que a gente quer se aninhar. Nem que seja só a cabeça, para ela afagar. Colo de mãe é pra toda a vida!

A gente quer a comida da mãe, o café da mãe, o chazinho da mãe... E passa a vida dizendo que ninguém faz isto tudo tão bem. Um ótimo pretexto para estar o tempo todo na casa dela. E casa da mãe é, sem dúvida, diferente. É o único lugar que nos sentimos em casa, mesmo não estando mais presentes. Casa de mãe é pra toda a vida!

Todo mundo quer a mãe. Mesmo que muitas vezes ela seja teimosa e intransigente e finja que ainda somos crianças, só para ficar palpitando, zelando e se preocupando. É sabido que para mãe o filho nunca cresce. E, por outro lado, filho nenhum quer crescer.

Queremos a ajuda dela, ainda que ela seja pretensiosa e ache que é médica, psicóloga, cartomante... Que sabe o remédio certo, a saída certa, a resposta certa. E no fundo ela sempre acerta. Amor de mãe é pra toda a vida!

Mãe é assim. Essa criação sui generis. Tão única. Tão diferente e ao mesmo tempo tão semelhante. Por isso, na festa da minha podemos incluir a sua. Afinal, só mudam os endereços, elas são todinhas iguais. Apaixonadamente lindas e apaixonantes, por toda a vida!

Léia Batista
Enviado por Léia Batista em 01/05/2009
Reeditado em 01/05/2009
Código do texto: T1569593