Saber Viver... Viver bem... É...
O que é saber viver? O que é o viver bem? Lembro do HSerpa expressando sua alegria de ouvir o cantar do rio, tomar um banho em águas cristalinas, e está rodeado de amigos trocando idéias e descobrindo as expressões dos poetas...
Viver bem é está com a mulher ou homem amado, os filhos, os parentes, os amigos e observar tudo usufruindo da beleza que a natureza nos proporciona a cada dia.
Viver bem é ter uma consciência de está construindo mesmo que seja em meio às ruínas.
Viver bem é ter em mão um bom livro, e depois alguém para conversar sobre as descobertas feitas na viagem entre as letras.
Viver bem é ainda se emocionar com o sorriso do velho ou da criança. E nesse momento recordar dos tempos de outrora e assim poder dizer: valeu a pena.
Saber viver é saber recomeçar, juntar os cacos, conseguir enxergar em meio à escuridão, levantar a cabeça e seguir em frente. Se não dá pra ir andando, então vá se arrastando... O importante é que não haja desistência.
Saber viver é descobrir que também há beleza nas pedras, nos montes, no homem que está sob um sol causticante a manejar sua enxada. É dizer como Lina Rodrigues: há beleza na flor do campo.
Saber viver é olhar a chuva caindo. Sentir o cheiro da terra molhada, estender a mão para provar da água que um dia nos levou a pular, que nos sujou a roupa, e que nos fez dá risadas só pelo prazer de sentir o corpo molhado, e a garotada gritando palavras sem sentido: Chove chuva! Chove chuva!
Saber viver é descobrir depois que as máscaras são tiradas, o verdadeiro ser humano com todas falhas e imperfeições que se diz seu amigo.
Saber viver é embalar o filho, acariciar seus cabelos e ouvi-lo dizer: mamãe, eu te amo. E daí sentir o coração derreter como manteiga, derramar lágrimas de alegria por saber que seu filho é uma parte sua e que você também o ama.
As outras descobertas fazem parte da vida de cada um. Pois cada ser humano tem sua forma de sentir e ver a vida.
Descubra a sua. A minha lista aumenta cada dia.