SOLIDÃO E A ILUSÃO DA LIBERDADE

SOLIDÃO E A ILUSÃO DA LIBERDADE

O que é solidão? É simplesmente o “estar só”? Segundo o controverso filósofo indiano Osho, solidão é como a escuridão e você não pode lutar com a escuridão, com a solidão nem tampouco com o medo do isolamento diretamente, pois nenhuma dessas coisas existem, elas são simplesmente ausência de alguma coisa. Exemplificando: o que fazemos quando nos encontramos diante da escuridão? Com a escuridão não fazemos nada diretamente, pois ela é somente ausência de luz, ela não existe, acedemos a luz e ela, a escuridão, que não existe, desaparece.

A solidão, como já foi dito, é feito a escuridão, é ausência também, é medo; quando nos sentimos sozinhos vem o desejo de se apegar a alguma coisa, a alguém, algum relacionamento, só para manter a ilusão de que não estamos sós, Contudo, afirma Osho, nós sabemos que estamos – por isso a dor – Por um lado você está se apegando a algo que não é real, que é somente um arranjo temporário - um relacionamento, uma amizade, "que subitamente se torna consciente que este relacionamento ou esta amizade não é permanente. Hoje amigos e quem sabe o dia de amanhã? Amanhã que podemos ser desconhecidos novamene - daí a dor."

O que é certo é que não se pode evitar a solidão , ela faz parte dos fundamentos da vida. Afirma ainda Osho, o que é necessário não é algo que você possa evitar a sua solidão. O que é necessário é que você se torne consciente da sua solitude, o que é a realidade. E é tão belo experiência-la. Senti-la. Porque é a sua liberdade da multidão, do outro. É a sua liberdade do seu medo de estar sozinho

Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 29/04/2009
Reeditado em 29/04/2009
Código do texto: T1565863
Classificação de conteúdo: seguro