BRASILEIRA
Se acomode, sinta-se confortável, vou lhe contar um causo, desses acontecidos, outro dia pousou por aqui um avião que carregava um homem, dizem que o mais poderoso do mundo. Vê se isso é possível, vem lá do norte, um lugar ruim de se viver, inté dá até dó, mais vai fazer o que? Lá tem furacão, nevasca, enchente, terremoto, seca, tempestade de areia e mais um punhadinho que nem me lembro de tanta coisa ruim. Vieram com um aparato que só vendo, pra segurança dele, queria saber da energia que nasce aqui, e que vai movimentar o mundo, o tal do biocombustível.
A verdade é que agente já inventou a maquina e o combustível, há muito tempo, mas eles boicotaram o projeto e acabou indo pra gaveta, mas agora com esse tal de efeito estufa não da mais pra ignora-lo, e da gaveta veio direto pra cima das mesas.
Até hoje, tem uns meninos plantando cana aqui e acolá. E isso incomoda, mas até nisso estamos dando um jeito. “As letras é que ruma o destino do cabra”, e todo mundo esta se aprumando e indo pra escola. Até a cana tá deixando de sentir o peso do facão amolado, que á deita na colheita e cega o homem na ignorância.
A maquina não tem o sofrer, e para dominar essa bicha, eles estão vergando o espinhaço sobre os livros, mais um tempinho e pronto, nunca mais ninguém vai estar na labuta de facão em punho.
E não demora, muita gente vai saber quem é de fato “o poderoso”. O petróleo tá com seus dias miúdos, e vai ser a vez da nossa tecnologia e dá danada da cachaça que vai no rastro pra bulir com o sossego do rum.
Tudo aqui e tão bonito. O povo tem a cor que o mundo ainda não descobriu a “brasileira”, nossa cultura e nossa raça é a mistura de tudo que há de bom nesse mundo de Deus, e em falar nele, dizem até que ele é brasileiro.
E agora um cheiro bom de um café fresco tá me convidando para uma pausa, o que me faz lembrar de outras oportunidades que passou pela nossas mãos a do café, cacau e da borracha. Agora é saber se vamos ficar para trás de novo. Será? Essa é a minha derradeira pergunta pra você, vai tomar um café, depois me a responde.
DiMiTRi
29/5/2007 13:21