Parir e criar.
De acordo com a Bíblia, uma das missões do homem é “crescer e multiplicar”. Quanto a parir e criar, o contexto é bem diferente. Parir: de parto normal ou cesáreo, todos nascemos. Porém o ato de criar, o pós-parto, assim chamemos, é onde veremos se aquele que foi criado à imagem e semelhança de Deus, fará crescer e frutificar seus rebentos.
É fato mais que comprovado que o pré-natal vem auxiliando, ao longo dos anos, a preparação para o nascimento. Depois do nascimento, vem o baque: o bebê vai chorar, ter fome, fralda suja, e será responsabilidade dos pais por muitos, longos, alegres e ocupantes anos.
Depois que o bebê vem ao mundo, não há pré-natal que diga a um pai e a uma mãe como criar e educar os filhos. É preciso que os pais se questionem se querem estar envolvidos ou comprometidos com a criação dos filhos? Se quiserem apenas se envolver, é muito fácil. Contrata-se uma boa babá, que não bata em ninguém, ou põem-se a criança numa escolinha e fingem que sabem tudo que ela faz durante o dia. Se as notas da escola não são boas, é só dar uma bronca, um castigo, ou uma viagem para a Disney, um mero incentivo. Aí pai e mãe deixam a critério do filho em formação decidir se ele vai melhorar ou não, e fazem de conta que cumpriram com sua obrigação de pais.
Comprometer-se com a criação dos filhos é um pouco mais complicado. Requer tempo, dedicação, esforço e muita paciência. Por que ninguém nasce sabendo que 2+2 = 4. Tudo é aprendizado, principalmente na infância, época em que se descobre o mundo. Ser pais comprometidos é responder perguntas ou ajudar a encontrar as respostas. Sentar ao lado do filho e perguntar como foi o dia na escola e ouvir que Fulana estava com tal sapato, que Beltrano foi suspenso de novo e que aquele menino lindo da outra turma está namorando aquela menina chata (papo de criança). Pois nesse momento, por mais fútil que pareça essa conversa, é esse o meio social da criança e do adolescente. O comprometimento encerra doação, responsabilidade e atenção.
É certo que estão acontecendo coisas bizarras que assustam todo mundo. O segredo é manter a calma e orientar para proteger. Parir um filho é fácil; é a predestinação de todo ser humano. O desafio é a criação. Como orientar? Como proteger? Como ensinar a diferença entre o bem e o mal, numa época em que os valores estão desvalorizados? As respostas virão com muita reflexão e muito amor.
Para criar bem um filho, é necessário maturidade. E se um recém-nascido não faz esse chamamento aos progenitores, dificilmente outro motivo o fará. Nas entrelinhas, a Bíblia diz: cresça, assim poderás parir e multiplicar-se e assim terás o dom divino de colher o fruto de tua criação e regozijar-se com tua obra.