Aquarela do Brasil
De que cor é o Brasil?
Das grandes matas, da mais rica flora, da mais linda floresta, do pinheiro araucária a sequóia gigante vem o nosso verde.
Da imensidão do céu, perdendo-se com o infinito dos vastos mares, vem o nosso azul.
Lá pro lado da Minas Gerais, está o ouro escondido. Ouro que trouxe urbanização para o país, que deu continuidade a angústia do pobre escravo, ouro representado pelo nosso amarelo.
Mas de que cor ficará o nosso Brasil quando terminarem de destruir nossas florestas? Quando o azul do céu não mais existir e virar cinza de tanta poluição? E quando o amarelo for manchado pelo vermelho da violência?
Não conseguimos e nem tentamos reconstruir o que os portugueses arrancaram no tempo de colônia. Por mais chocante que seja a notícia de que polícias cívis mataram pessoas inocêntes por engano; que bandidos dominam uma prisão, uma favela inteira; quando estoura uma bomba na política, reelegemos os mesmos políticos que foram cassados. Somos hipócritas! Fingimos que moramos em um paraíso, onde nada acontece.
Daqui há um tempo, a bandeira será preta. O único colorido, para contrastar com o vazio do preto, será uma frase bem irônica: ORDEM E PROGUESSO. Frase essa que até hojé é apenas um adereço decorativo em uma bandeira colorida.