Os disparates da vida

È imensurável a força que fazemos para decifrar os segredos da vida, os códigos fora do nosso alcance. Pois, se estivesse, destruiríamos a ordem da fila. A primeira coisa que o ser humano faria, com certeza, seria voltar atrás, um ato desesperador de poder dar descarga no vaso sanitário. Mas, felizmente ou infelizmente, a vida é um carro desprovido de marcha ré, no máximo, só se pode olhar pelo retrovisor, e dar adeus aos erros e acertos que ficaram para trás.

Se pudéssemos, construiríamos uma máquina do tempo. Que sonho estúpido do ser humano podre! Já a possuímos! Está dentro de nossas casas, usamos todos os dias, máquina que denuncia todas as impurezas externas do nosso corpo: o espelho. Um carrasco que não mente, é fiel e verossímil! Não é como no conto da Branca de Neve, que a bruxa tem um espelho falso e mentiroso. O espelho real é frio e calculista, seus defeitos são postos a tona ao se por à sua frente.

O caos está em ebulição, porque os desejos do ser homem são impossíveis, voltar ao passado ou ver o futuro e acabar esquecendo do presente. Este que passa desapercebido, sem valor algum. Quem nunca se pegou dizendo: “ se o tempo voltasse atrás...” ou “queria ter uma bola de cristal...”? Pouco falamos; “o presente a Deus pertence”. Achamos que podemos lidar facilmente com o presente, tememos o futuro, o que seria ao contrário, o agora nos faz mal. Como ter medo do futuro se não sabemos o que nos espera? Coisas boas ou ruins. Pensamos tanto na queda do amanhã, que estamos caindo todos os dias! É mais cômodo para nós “dar um tiro no escuro” e jogar toda a responsabilidade para o futuro, do que enfrentar todos os dias o presente.

Somos hoje, reflexo da nossa visão, mas o que impede a gente sonhar? Queremos sorte a todo instante, ao final do ano, pedimos que o novo ano seja próspero, pois a nossa visão está vidrada no futuro e aprisionada no passado.

Em cada parte do mundo, encontramos pessoas inconformadas com suas vidas, e o seu vizinho desejando ter a sua vida. Existem pessoas vivendo a vida dos outros, porque é mais bela. O que é belo? O que é certo? O que é a vida? Onde está o tempo? Quem sou eu? São questionamentos diários que continuam sem resposta, e continuarão se você não viver o presente, pois essas respostas são ditas todos os dias. É!! Esses dias que você viveu olhando para o futuro e velando o passado! Foram nos intervalos desses dias, que você viu todas essas respostas, mas como não foram elas as imaginadas ou desejadas por você, então preferiu não enxergá-las. Foi mais simples, foi mais fácil, mais conveniente. O ser humano peca, quando procura as coisas simples, fáceis e convenientes para viver, quando na verdade, tudo é complexo, difícil e inconveniente, para quem acha que a vida é somente, o que poderia ter vivido ou o que poderia viver.

Igor Cruz
Enviado por Igor Cruz em 26/04/2009
Reeditado em 03/05/2009
Código do texto: T1560735
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.