CRIANÇA TEM CADA UMA...
CRIANÇA TEM CADA UMA...
Sempre digo; com criança deve-se ter o maior cuidado. Para muitas delas nossas palavras são levadas ao pé da letra e nós acabamos passando por situações um tanto quanto inusitadas.
Essa aconteceu comigo.
Na escola havia uma aluna da primeira série e sempre que estava conversando com as crianças eu a pilhava olhando fixamente para mim, balançando levemente a cabeça para cima e para baixo em sinal de entender e concordar com o que eu estava dizendo. Quando eu contava uma história ela praticamente bebia as minhas palavras. Não raras vezes a mãe me contava que a filha havia lhe contado com riqueza de detalhes tudo que a diretora havia dito.
Pois bem, um dia durante o horário do almoço, de longe eu percebi que a menina estava chorando. Cheguei para ela e perguntei por que estava triste e ela me disse que não gostava de salada de couve por isso estava chorando. Olhei para ela, balancei a cabeça e num sorriso apressado eu disse: “não tem importância, coloque a salada no CANTINHO do prato e come os outros alimentos” . E saí para acompanhar a fila onde as crianças alvoroçadas esperavam para serem servidas.
Mais uma meia hora se passou até que eu pudesse voltar àquela menina e ela continuava chorando sentadinha no banco com o prato feito intocado. Então, já meio impaciente perguntei: “por que você ainda está chorando e nem comeu?” Ela levantou-me os olhos lagrimando e disse entre soluços: “a senhora mandou eu por a salada no cantinho do prato, mas, o meu prato é redondo e eu não sei aonde é o cantinho dele” .
Que maravilha!
Wanderlice de Souza Carvalho,
Apucarana, 06 de maio de 2006