QUANTO CUSTA?

Na verdade, um pensamento...

Há dias atrás eu fazia uma caminhada por uma trilha, quando de repente um casal de média (já quase para a terceira) idade interceptou minha direção em sentido contrário.

Dela, eu pude ouvir apenas uma parte dum diálogo:

-Você é bobo? Por que agradeceu se você estava pagando?

E assim o casal se foi.

Enquanto caminhava boquiaberta e triste com o que tinha ouvido, parei para analisar o diálogo no contexto do nosso mundo atualíssimo.

É impressionante como a vida se materializou, mas a dinâmica das relações está caminhando para níveis insustentáveis.

Fiquei imaginando, quantas vezes pela minha vida eu agradeci...pagando.

Agradeci, e deduzo que paguei pouco para muitos, porque na verdade, certas relações interpessoais não têm preço.

Nao têm preço, porque mesmo pagando, o ganho que obtive foi incalculavelmente superior ao valor monetário do serviço prestado.

E o que mais me chamou a atenção naquela senhora, foi o fato de que ,a despeito de já ter caminhado um tanto pela vida, ainda não aprendeu que o valor dum obrigado também não tem preço.

Fico imaginado como uma pessoa que pensa assim pode agregar algo a si ou para quem vive ao seu lado.

Imaginem uma criança ouvindo o que ouvi.

Sairá por esse mundo afora multiplicando a ideia de que tudo tem preço, como a maioria das pessoas infelizmente acredita.

E vai querer pagar por tudo, achando que o seu poder material está acima de tudo e de todos!

Um dia chegará em que mesmo pagando, ela também não ouvirá um obrigado...e tampouco satisfazerá sua necessidade premente.

Ao caminhar por ali, passei a enumerar as pessoas que passaram pela minha vida para as quais eu paguei por algum serviço: Meus professores da escola, da universidade, meu professor da autoescola, meus médicos, meu dentista, minha advogada, meu contador, minha empregada do lar, a babá que tanto me ajudou em tempos distantes, meu zelador que me socorre até hoje, minha secretária, meu pintor, meu encanador, meu mecânico, o verdureiro da feira,enfim, uma gama de amigos, aos quais eu pago com prazer e aqui publicamente eu declaro o meu muito obrigada!