Imagem: Banquete dos Deuses - Bellini
 Música: English Suit - Bach


Como não envelhecer
 
 
 
A cada dia que passa um número maior de pessoas experimentam o privilégio de atravessar a barreira do tempo e atingir aquilo que se convencionou a chamar “ser idoso”. Os gerontofóbicos me chamariam de masoquista por eu usar o termo “experimenta o privilégio”. É claro que é um privilégio, pois somente ficam velhos aqueles que não morreram quando ainda eram jovens.
 
Um dos grandes paradoxos da vida humana é que todas as pessoas querem viver bastante, mas não desejam a velhice. É extremamente comum ouvirmos a expressão: “eu queria ter 25 anos, mas, com a experiência que tenho nos dias de hoje”. Ter a beleza física, a força e a virilidade dos 25 anos a vida toda é impossível. O que é possível é manter bela e saudável a vida em qualquer época.
 
Quem não admira o sorriso puro de um bebê? Mas, apesar da angelical pureza é uma fase de extrema dependência. Assim é na infância, adolescência, juventude e vida adulta. Cada período tem suas belezas e dificuldades características de cada época. A criança é a fase da pureza e das fantasias, a juventude, a dos sonhos e a vida adulta, um encontro coma a realidade. Por outro lado, dependência, incerteza e falta de tempo caracterizam as respectivas etapas.
 
O que não pode acontecer é vencer uma etapa, encarar a outra e deixar para trás as belezas e as experiências das anteriores. O passado, apesar de imutável, é a principal escola da vida. O tempo é cíclico, o que passa é a vida e quando menos espera atinge-se a fase em que o indivíduo é tido pela ciência e pela sociedade como “ser idoso”. Eu costumo chamar esse período de fase de síntese. O ser humano não acumula somente os anos passados, acumula também as experiências, as belezas e as dificuldades das etapas anteriores, por isso, fase de síntese.  
 
O envelhecimento se processa nas dimensões biológicas, psicológicas e sociais. Não tem como deter o envelhecimento biológico, o que se consegue é um envelhecimento saudável. A boa qualidade de vida na idade avançada, depende do envelhecimento biológico saudável e da percepção da vida.
 
Como não envelhecer? A resposta é simples, morrer o mais cedo possível e isso ninguém quer. O envelhecimento biológico é inevitável o que não pode envelhecer é a sensibilidade e a criatividade do indivíduo. Para se manter com jovialidade por mais tempo a receita é carregar para sempre as fantasias das crianças, os sonhos dos jovens e as realidades aprendidas nas épocas passadas, e, principalmente, manter viva a capacidade de amar, de sonhar e de criar coisas novas.


Roberto Pelegrino
Enviado por Roberto Pelegrino em 23/04/2009
Reeditado em 24/04/2009
Código do texto: T1555594