A mais pura necessidade

Eram os dois casados há alguns meses.

Naquele tempo, quando se casava ganhavam a casa dos pais,mas o resto era por conta deles,os noivos.

Maurício já trabalhava no ofício de vidraceiro e Elza dona de casa.

Moça prendada ,filha de caiçaras acostumara-se com as poucas coisas da vida.

Dava valor ao que realmente necessitava.

De bonito mesmo,quase nada tinha de seu.O enxoval bordado,uns poucos móveis e algumas louças.

Suas panelas eram de ferro, pesadas ,usadas no fogão à lenha,herdadas algumas da avó,outras de tias e da mãe.

Quando passeava por Registro,nas raras vezes que conseguia ir até lá,namorava numa loja um fogão a gás.

Detestava ter que toda manhã usar aqueles utensílios pesados e sem cor com o qual cozinhava.

Então veio o primeiro filho , Maurício temendo pela jovem esposa e querendo agradá-la,resolve que irá dar de presente a ela um fogão a gás.

Elza nem cabia em si de contentamento.Fazia planos para bolos maravilhosos,quitutes para o marido e o filho...

O fogão então chegou.Elza passava horas admirando-o.

Mas faltavam as panelas,as maravilhosas panelas de àgata com a qual sonhava.

Maurício, então ,disse que ela precisaria esperar uns meses até poder juntar mais um pouco de dinheiro e comprar as panelas.

Por dentro,uma enorme angústia a corroía.Ver seu fogão ali,sem nunca ter cozinhado um arroz,assado um bolo,era demais.

Um dia, ela ouviu de casa,um mascate que anunciava de sua Kombi:

-Troco metais por panelas,canecas,assadeiras,bacias e outros utensílios.

Ouvindo aquilo,imediatamente olhou para sua aliança.Tão desnecessária presa a seu dedo.

Tinha certeza que as panelas serviriam mais do que aquela argola dourada.

Sem piscar vai até o portão,corre a esquina e chama o ambulante.

Claro que ao ver a reluzente aliança,o mascate nem discute,junta panelas,tampas,canecas,bacias e rapidamente entrega a Elza...(talvez pensando num possível arrependimento), fecha as portas da Kombi e trata de sumir logo dali.

Enquanto isso, Elza a resolvida, volta pra casa carregada com seu tesouro.

Mais tarde,Maurício vem almoçar,encontra no fogão novo,panelas quentes,com comida dentro.

Curioso pergunta a Elza onde arranjara as panelas.Quando ela conta,o coitado quase cai das pernas.

Tenta em vão correr pela cidade com sua bicicleta a procura do mascate para fazer a destroca.Volta para casa cansado e triste.

Não acreditava que Elza tinha sido capaz de trocar sua preciosa aliança de casamento por panelas.

Mas,fazer o que...

O jeito era esquecer.

Então abriu uma panela,serviu-se,sentou-se a mesa e constatou,realmente o sabor da comida feito ali era mais sofisticado sem aquele gostinho de fumaça...

Versosdeamor
Enviado por Versosdeamor em 21/04/2009
Código do texto: T1552303