POR QUE PLANEJAR?

Por Que Planejar ?

Certo dia, um rapaz saiu para viajar e temendo passar fome colocou na mala muita comida. Temendo passar sede levou também um enorme cantil de água. Para não passar frio colocou na mala seu capote de pura lã. Para se prevenir do sol colocou seu chapéu na cabeça.

Saiu andando e feliz pensava,: na minha mala tem muita comida, tenho muita água, assim não passarei fome nem sede. Tenho também roupas quentes e roupas frescas, assim não passo calor e nem frio. Tenho, calçados leves e tenho botas. Onde quer que eu vá estarei bem.

No entanto, o peso excessivo da mala lhe quebrava o ombro. Pelo tremendo esforço o corpo suava aos cântaros e a sede era muito forte, logo, com poucos quilômetros a água chegava ao fim. A comida que devia estar segura dentro da mala fechada, já estava estragada na segunda refeição. O capote muito grande mantinha a mala estufada dificultando o transporte. Em pouco tempo o moço já estava arrastando a mala exausto.

Numa encruzilhada encontrou um velho senhor com sua mochila. Perguntou-lhe para onde ia e coincidentemente iam para o mesmo lugar.

O velho questionou: __Você está mudando?

____Não disse o rapaz, volto em poucos dias.

____Então está levando muitos presentes, numa mala tão grande!

____Que nada! Tudo que trago é para o meu conforto. Sou muito prevenido, trago tudo comigo, assim, não passo falta de nada.

___É comentou o velho. Você parece preocupado com seu conforto.

___E o senhor indagou o rapaz, com essa pequena mochila, não tem medo de passar falta?

Não, respondeu o velho. Eu planejo bem a minha viagem. Primeiro eu procuro descobrir a distância, para saber quanto tempo vou gastar. Depois escolho uma roupa confortável, um bom calçado... comida concentrada para não estragar nem fazer volume. Pego também meu cantil de água.

Se tudo é bem planejado, eu viajo confortavelmente, chego cedo e descansado.

Assim é a vida do professor. Se, mantém tudo sobre controle, planejando com antecedência cada passo de seu trabalho, pode evitar as surpresas desagradáveis e os excessos de peso .

Wanderlice de Souza Carvalho. 10/05/05

wanderlicedsouza
Enviado por wanderlicedsouza em 21/04/2009
Código do texto: T1551158
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.