UM MÊS DE FÉRIAS “CAVALGANDO NA BESTA FUBANA”
Amanhã voltarei ao trabalho. Pela primeira vez, passei os trinta dias de minhas férias em casa. Nunca curti umas férias tão interessantes, praticamente sem sair de casa. Fui apenas ao Concurso de Literatura de Cordel em Caruaru e ao Lançamento do Livro de Marcos Passos, “Antologia Poética, Retratos do Sertão”, na Casa a Cultura. Parece estranho pra qualquer pessoa normal, mas eu adorei. A minha família também gostou, afinal, meus filhos estavam em aulas e há anos não me viam em casa todos os dias.
Descansei bastante e, diferente do que um dia esperava fazer na vida, passei muitos dias e muitas noites, diante de um computador. Escrevi poesias, cordéis, algumas páginas do livro que pretendo publicar, pequenos contos e muitas prosas, algumas bestas, outras interessantes. Entretanto, o melhor de tudo, foram as “cavalgadas” na Besta Fubana. Essas me enriqueceram de conhecimentos e informações da maior importância. Tomei um banho de cultura! Meus neurônios quase estouram, “todos dois”, mas valeu.
Através do Jornal da Besta Fubana tive acesso às prosas, aos causos engraçados e às poesias de primeira linha, de ALLAN SALES, FELIPE JÚNIOR, GEORGE MASCENA, JESSIER QUIRINO, WELLINGTON VICENTE, ALBERTO OLIVEIRA, JOÃO VEIGA, ZELITO NUNES, DEDÉ MONTEIRO, HAROLDO BARBOZA, MARCO DI AURÉLIO e ABÍLIO NETO.
Tive a oportunidade de interagir com diversos desses poetas, realizando “pelejas virtuais” muito boas e, às vezes, muito hilárias.
Acessei os artigos e prosas poéticas da melhor qualidade, de GOIANO BRAGA HORTA, HARDY GUEDES, ARNALDO MASSARI, LUIS NASSIF, NATANAEL GUEDES e GERALDO PEREIRA, além dos excelentes comentários que alguns deles fazem nos artigos do JBF, juntamente com LEONARDO LEÃO, BISPO DEAMBROSIO, LUISELZA PINTO, LUX (MÃE DE 2) e ROSERLEI.
Apreciei uma parte do excelente acervo, com relíquias, de motes, repentes e glosas de PEDRO FERNANDO MALTA e os acervos e conhecimentos musicais de RAIMUNDO FLORIANO e RICARDO ANÍSIO. Conheci os medicamentos ultramodernos da Dra. HELLEN QUIRINO; seus excelentes causos, “quase eróticos”, baseados em fatos reais, claro, muito divertidos, com sexualidade à toda prova.
Li os artigos importantes e muito engraçados, de LEONAM QUIRINO, GUSTAVO ARRUDA, CARLITO LIMA, JANAINA BERTO, BISPO BERNARDO, JORGE FILÓ, WÉLINTON ALENCAR e MAGAL MELO.
Curti algumas das excelentes conversas de MAURÍCIO MELO com escritores, editores e críticos literários e atualizei-me com as notícias e intrigas da política, sempre polêmicas, de DIVANE CARVALHO, ADRIANA VANDONI, CARLOS IVAN e CARLOS JATOBÁ. Este, desde dezembro que não escreve, mas li algumas edições antigas.
Acompanhei as opiniões políticas, sempre bem fundamentadas de LUCIANO SIQUEIRA e os diários de viagens de RAUL JUNGMANN.
Desfrutei dos textos de alto nível, informativo e intelectual, de JOSÉ PAULO CAVALCANTI FILHO, FERNANDO ANTÔNIO GONÇALVES, HUGO STUDART, MARCELO ALCOFORADO, EDUARDO BEZERRA, JOCA SOUZA LEÃO E LUIZ OTÁVIO CAVALCANTI.
Acompanhei as opiniões abalizadas do PAPA BERTO em A PALAVRA DO EDITOR e suas respostas inteligentes às CORRESPONDÊNCIAS RECEBIDAS. Fiquei por dentro das notícias correntes através das REPORTAGENS e da página, DEU NO JORNAL, além de me divertir pra valer com as FULEIRAGENS.
Tomei conhecimento dos melhores EVENTOS, ESPETÁCULOS E BABADOS culturais e fiquei emocionado, por diversas vezes, com A HORA DA POESIA, além de reciclar meus conceitos lendo os COMENTÁRIOS SELECIONADOS pelo editor do JBF.
Fiz um arquivo de poesias e textos de diversos escritores e poetas, para vez por outra, consultar e reler. Alguém pode querer férias melhores do que estas?
Agora eu voltarei a trabalhar. Não é coisa muito boa, pois o cara que inventou trabalho foi porque não tinha o que fazer. A gente que faz alguma coisa não deveria trabalhar. Mas, são os ossos do ofício. Nem por isso vou deixar de “montar” nessa Besta, de vez em quando, para dar uma “cavalgada” cultural.
Ismael Gaião da Costa
Recife, 31 de março de 2009