O DIA EM QUE TIRADENTES SE REVIROU NO CAIXÃO
- OBAAA! Não vai ter aula terça-feira!
- É mesmo filho? E você sabe por quê?
- Humm... Parece que é porque um tal de Tiradentes morreu.
- Ah é! E o que este TAL de Tiradentes fazia?
- Não lembro... Ah! Tiradentes só pode ser dentista, né mãe?!
- E como ele morreu?
- Aiiii! Parece que enforcaram ele.
- E quem o enforcou?
- Sei lá ! Vai ver que ele arrancou o dente errado e deixou algum homem bravo e banguela.
Coisa de criança? Quem dera fosse! Saia por aí perguntando quem foi José da Silva Xavier e não se surpreenda ao ouvir que foi o compositor do Hino Nacional Brasileiro.
Isto não é um protesto contra os professores de História, muito menos uma auditoria das ementas curriculares, é a simples constatação de que os feriados brasileiros estão aí apenas para serem gozados. A razão de ter sido instituído, o objetivo desta freada brusca no início da semana, nem sequer faz cócegas na partezinha do cérebro que instiga a curiosidade. É feriado e pronto!
O que interessa é que não vai haver a aula chata de matemática. É não ter que trabalhar. E, melhor ainda, é poder emendar o fim de semana e só dar as caras na quarta.
Mas, se você é daqueles que quando tem uma dúvida ou desconhece algum assunto, vai buscar nos livros (meu lado saudosista escrevendo)... Reformulando, se você é daqueles que corre para a internet para sanar a ignorância do caso, parabéns! Você não só já está sabendo que Tiradentes foi o cara que serviu de bode expiatório, sendo o único dos inconfidentes condenado e executado em 21 de abril de 1792, para inibir qualquer novo levante contra a Coroa Portuguesa, como deve estar por dentro de todos os pacotes de viagem para o feriado de Tiradentes; que o feriado de Tiradentes terá sol e calor e muitas atrações e promoções no shopping.
Como alguém bem informado, então, não vá se espantar se, por acaso, na beira da praia, debaixo do guarda-sol vizinho do seu, encontrar algumas conchas vazias a espalhar suas pérolas pela areia:
- Bah, cara! Bem que na internet tava prevendo calor e sol no feriado. Carinha legal este Tiradentes! Quebrou bonito a semana!
- Pois é... O que ele fez mesmo?
- Olha, não sei o que o cara fez, só sei que foi enforcado e esquartejado.
-Lembro que nas aulas de História, falaram que ele foi um inconfidente mineiro.
- Então deve ter dado com a língua nos dentes e revelado algum babado dos mineiros.
- Putz! E os cara lá dando duro nas minas.
- Péra aí, então não devia ser Feriado dos Mineiros e não do Tiradentes?
- Oh cara, mas isto é História do Brasil, aqui os safados é que são homenageados.
...E nesta hora eles flagram você de ouvido comprido, olhos esbugalhados e boca aberta.
- Oh Parceiro! Pode fazer um retrato maneiro aqui?
...E nesta hora você simplesmente levanta, pega câmera, mira para as duas figuras e pensa: Sorriam!!! Que Tiradentes deve estar se revirando no caixão, louco para arrancar estes lindos dentinhos!