Não me bastam os aplausos
Ontem lia um texto sobre o tema citado acima. Depois passei a refletir sobre a necessidade que o homem sente de ser aplaudido, reconhecido e aprovado.
Pensei nos famosos, nos milionários, nos políticos e outras classes que vivem cercados por pessoas que alimentam essa carência pelos holofotes. Através dos meios de comunicação podemos perceber pessoas que se dedicam ¨profissionalmente¨ a bisbilhotar vidas alheias, para assim, satisfazerem o desejo insaciável de pessoas que se contentam em viver invejando os outros. Fazem qualquer coisa para estar entre os grandes desse mundo. Esses ainda não descobriram que a fama e os aplausos que os acompanham, são passageiros.
Conheci uma pessoa muito rica. Vivia um padrão de vida onde poucos brasileiros tinham alcançado. Um dia, numa conversa comentei:
- Quer saber quem são teus verdadeiros amigos?
Ela balançando a cabeça, num sinal de afirmação. Continuei:
- No dia que não tiveres essa mansão, essas empresas, esse dinheiro que te faz ir pra todos os lugares... Vais descobrir quem são teus amigos.
Não desejei, nem pensei que por causa de uma decisão errada, ela chegasse a dormir num colchão no chão. E os amigos que enchiam a casa, que a cercavam, e a elogiavam, onde estão? A maioria se foi.
Quem ficou? Os parentes pobres e mãe que a ama acima de qualquer coisa.
Agora estendo meu olhar reflexivo para aqueles que passam por essa vida sem serem vistos, reconhecidos, admirados. São pessoas anônimas que se dedicam a algo que traga benefício ao seu próximo. São pessoas que por onde passam, lançam uma sementinha que mais tarde brotará, e terá raízes profundas, dará frutos e sombra.
Não importa se são ricos ou pobres; brancos ou pretos; cultos ou não; servos ou senhores... Pra eles o que importam é o rastro de amor que estão deixando. A onde quer que vá, deixam suas marcas na estrada da vida.
São esses que merecem aplausos. Pra esses, tiro o chapéu, e gostaria de tê-los como amigos pra toda a vida. Porém, aprendi algo com os anônimos: eles não percebem a grandiosidade do que fazem, e ai está o segredo de quem passa pela vida deixando apenas um rastro... Um rastro de amor.