Emagrecer é preciso

Quando pensamos em “fazer regime” ficamos logo animados. Mas só no período que antecede a prática.

Traçamos o plano de vôo: “durante um mês não comerei pães nem massas. Deixarei o arroz, batatas, doces e chocolates de lado. Não tomarei uma gota de refrigerante. Usarei adoçante no cafezinho...” Ao mesmo tempo, fazemos as contas dos quilos que perderemos por semana. Talvez uns dois que multiplicados por quatro somarão oito. Ótimo. Já pensou, eu com oito quilos a menos?!

E já nos imaginamos vestindo aquelas roupas lindas que no momento se encontram penduradas no armário, porque apertam demais a cintura ou forçam os botões no peito. Logo poderei comprar outras peças. Modernas, justinhas, que não marcarão os indesejáveis “pneuzinhos”. Aliás, estes já terão desaparecido, claro.

Na próxima segunda-feira começarei o regime, empolgadíssimos anunciamos a todos. Taí o primeiro erro. Creio que ao tomar a decisão de fazer dieta, não devemos contar a ninguém. Depois de iniciada e mantida, os outros logo perceberão. Se contarmos antes, todos pegarão no nosso pé, vigilantes, feito cães de guarda. Não haveria mal algum se isto não provocasse nossos nervos. Ninguém agüenta todo mundo controlando nossas colheradas e garfadas. Perguntando: outra vez? Você pode comer isto?

E o pior... nossas escorregadas.

Além do mais, por que a segunda-feira? Regime nenhum exige dia “útil” para ser iniciado. A verdade é que não queremos perder as mordomias do “último domingo”, dando-nos a desculpa de que se trata de uma despedida. Ah! vou aproveitar bem as delícias do almoço na casa da mamãe. Quando poderei fazer isto novamente?

Esta refeição especial pode deixar vestígios e “pesar” já nos cálculos iniciais. É possível curtir o encontro com pais, irmãos e sobrinhos nos atendo somente àquilo que podemos comer.

Sem babar de inveja dos outros.