Ascendente
Quando Jesus ressuscitou , caminhou com dois de seus discípulos e não foi reconhecido por eles. Eles conversavam sobre o que havia acontecido com Jesus, mas não percebiam que era o Mestre que estava ao lado; somente após a Ceia, o reconheceram.
Quantas vezes deixamos de reconhecer os traços de Jesus no outro?!
Quantas vezes as pessoas são usadas por ele para nos mostrar o caminho a ser seguido na direção certa, e simplesmente não temos abertura para receber esta dádiva?!
Creio que Jesus nos ensinou que devemos alimentar nosso espírito para enxergarmos melhor, para reconhecermos a voz do amor em nossa alma, para sermos livres e felizes.
A liberdade pra nossa felicidade consiste ( a meu ver) em um estado de espírito tranqüilo, em paz consigo mesmo, com os outros e com Deus.
Uma consciência aprisionada ao medo de encarar a realidade, a lembranças amargas já vividas, mágoas, ressentimentos... Entre outras mazelas invisíveis, mas sentidas e cultivadas na alma, certamente está dissociada a elevação espiritual, a busca do amadurecimento, da afinidade com a luz de conhecer-se, reconhecer-se no outro e/ou encontrar a si mesmo, crescer maduramente em pensamentos, gestos,sentimentos e atitudes consigo e com as demais pessoas, evoluir-se.
Jesus nos deu esperança de nos aproximarmos sempre da alegria de viver, de sermos eternos, porque ele se materializou se fez homem entre nós; viveu o amor, ensinou-nos a prática do bem, questionou a realidade, argumentou sabiamente seus saberes e fazeres; deu exemplo de humildade e autoridade através do conhecimento,da palavra, da construção na pessoalidade, carregou sua cruz, crendo que sua morte não seria o fim, pois por diversas vezes, comparava a sua ressurreição, com a construção do Grande Templo em quarenta anos, fazendo alusão a sua desconstrução em três dias e o peso de sua cruz foi aliviado, vencido.
Ensinando-nos que é preciso desconstruir, refazer, o que precisa morrer em nós, pra se edificar universalmente o melhor em nossa vida, de um modo que transcenda nossas expectativas e nos torne inacabáveis espiritualmente.
Outra coisa que me encanta os olhos e a alma quando leio na Bíblia, é a grande promessa de Jesus, quando ele antes de sua ascensão, afirma:
“Eis que estarei com vocês todos os dias da minha vida em espírito e verdade.”
Além de derramar todo sangue e água do corpo, pela humanidade; ainda permanece com sua mão estendida pra nos ajudar e nos defender, estreitando pontes à nossa harmonia interior, falando-nos aos ouvidos do coração, e transfundindo seu amor em nós no desejo e no sentimento de paz que sentimos e dividimos com o semelhante, nos mostrando a cada dia que as tristezas e dores que afligem a alma, são superáveis, que há dentro de cada um de nós a capacidade de amadurecer a espiritualidade que é possível caminharmos com discernimento necessário rumo à verdadeira felicidade; este universo interno que só nossos sentidos alcançam e que às vezes precisa ser reconstruído em nós para o alcance do Bem Maior; a sabedoria no livre arbítrio, que depende do olhar que nos orienta, do que decidimos ter como senhor dentro de nós mesmos.
Penso que seria uma atitude inteligente mantermos o equilíbrio entre a emoção e a razão, e obedecer a voz de Deus (que nos fala o que é mais propenso a nossa paz interior) que grita em nossa consciência, haja vista que há um elo de amor entre cada um de nós e o Pai; o próprio Cristo em espírito, verdade e poder.