Texto Para Um Dia de Observação.
Texto Para Um Dia de Observação.
Alexandre Menezes
Não acontecia sair de lá com o cabelo penteado. É, mas acontece. Começa a se tornar lembrança vê-lo sorrindo despenteado. Sabia que ele não gostava,e mesmo assim ela sempre fazia. Dedos. Mãos. Como tocar...sei lá. Qualquer coisa justifica o tempo, o gel e o laquê. Como custou para aprender deixar o cabelo mais ou menos da forma desejada. Também se sabe que por um sorriso qualquer, dá alguns fios para vê-los abrirem como flor.
Nem sempre é como o planejado. É de arrepiar os cabelos ao recordar que eles sorriam por tudo, das vezes que ela afirmava levar vantagem após tentar fugir das suas palhaçadas e bobagens. Cabelo quando arrepia geralmente não é um bom sinal, parecido quando a gente está agoniado e passa a mão na cabeça: situação sem saída, ou como costumo dizer, parece que já era. Naquela noite não existiu nenhum sorriso e, diferente de quase todas os outras, ele não importou em ver suas estrelas. Aquele silêncio estava nos seus planos e mais uma vez sentiu vontade de subir e se tornar uma delas e sair de lá.
Sempre foi bobo e imaginou tantas coisas. Há quem diga que sua criatividade brota até na dor. Costuma realmente rir de tudo e principalmente das suas peripécias sem más intenções, às vezes cola, outras não, mas por que não dizer? Ele tem dificuldades com a oralidade simples e até por isso bola tramas para as situações que quer viver e muitas vezes depois escreve. Recordo do dia em que ele ganhou um sorriso após brincar com um fato que normalmente atrapalha mas calculadamente o favoreceu. Foi assim que ela pode ouvi-lo de perto, bem próximo dos seus olhos. Sem apresentações, e como de costume, apenas por dizer.
Como é o destino e como o google tem razão: realmente estamos ligados a uma rede de pessoas. Foi assim que pude vê-los chegando acompanhados de um colega que havia conhecido numa dessas grandes teias e que nos une inesperadamente . Guardo na memória,como num retrato, porque voltaram sorrindo. Igualmente a todos os outros casos, ele se permitiu, voltou a ser criança, viveu tantas coisas em tão curto espaço de tempo e como esperado, e antes que a bateria acabe, tudo tomou sua justa posição.