O MAMOEIRO
Às vezes fico observando a Natureza e cada vez mais me surpreendo.
Todo dia é dia de aprender com Ela!
No ano passado nasceu um mamoeiro no meu jardim, junto das plantas ornamentais e flores.
Aqui em casa eu separei a frente do terreno para o jardim e a parte de trás para o pomar. Porém, eu fui presenteado.
Quando percebi, o pezinho de mamão já estava com mais ou menos trinta centímetros de altura. Fiquei com pena de retirá-lo para replantá-lo lá atrás, porque ele poderia não suportar. Então, deixei-o no mesmo lugar onde foi plantado por algum bom passarinho.
Ele cresceu muito e tão rapidamente que eu achava que os seus frutos não seriam de boa qualidade.
Entretanto, para a minha surpresa, foi o mamão mais doce e mais gostoso que eu já comi.
E em pouco tempo o pé de mamão ficou repleto. Tanto que eu comecei a presentear aos amigos para fazerem doce, ensopadinho com carne, enquanto verde, ou esperassem amadurecer e saboreá-lo no café da manhã ou como sobremesa.
Bem, o que aconteceu é que ontem, dia 14 de abril, por volta das quatro da tarde eu passei pelo jardim e me dirigi à garage, pois eu tinha um compromisso.
Assim que eu fechei o portão da garage, eu escutei um forte estrondo, algo caindo.
Corri e vi o lindo mamoeiro caído no chão. Era mamão pra todo lado. O mamoeiro tombou inteiro.
Não havendo outra atitude a tomar, acabei de retirá-lo da terra, separei os frutos e coloquei a árvore do lado de fora para que o pessoal da limpeza pública a levasse.
Hoje, conversando com uma pessoa amiga sobre o fato, eu falei pra ela que o mamão era muito doce e que, incrivelmente não tinha nenhuma semente. Nenhuma pra contar história.
Então, ela me disse que o mamoeiro era híbrido e que por ser híbrido só daria frutos uma vez.
A partir do momento que ele já dera seus frutos pela primeira e única vez, ele só estaria ocupando espaço no jardim. Por isso, saiu de cena.
Ou seja, esse bendito mamoeiro teve curtíssimo tempo de vida, entretanto foi intenso o seu viver.
Deixou-nos uma lembrança pra toda a vida, além de uma grande lição que devemos aprender:
Por menor que seja o nosso tempo, devemos vivê-lo sempre com intensidade e buscando sempre levar ao outro a felicidade!
Jeronimo Madureira
15/04/2009.
M ais que belo presente ganhaste
A inda que durasse pouco
M ostrou o quanto de sabedoria
O cultava em seu interior
E assim inteiro ele se deu
I sto para que aprendessemos
R eviver a cada momento na doação
O cupando-se em ajudar o irmão.
COM CARINHO ANGELICA GOUVEA
Comentário enviado por ANGELICA GOUVEA em 15/04/2009 20:26
(Exatamente, querida poetisa Angélica! Muito obrigado!)
Que pena que ele se foi..
Mas ele cumpriu seu papel,
Se já não servia mais,
Foi-se embora..
Mas o tempo que aqui esteve,
Cumpriu da melhor forma..
As pessoas deveriam ser assim tambem,
Aproveitar pra fazer o melhor na vida ,..
Beijos
Comentário enviado por Neusa Staut em 15/04/2009 20:28
(Obrigado pela interação, querida poetisa Neusa!)
Mamoeiro deu frutos
Caiu por terra e se foi
Das sobras que deixou
O melhor você dispensou
Se a casca fosse retirada
E o caule ralado
Misturado ao Coco , leite e açúcar
Um docinho...pra ser degustado devagarinho.....
=)Beijinho...
Comentário enviado por Stella Bernardes em 15/04/2009 23:35
(Muito obrigado, minha querida poetisa e doceira!)
Sabe aquela história que sempre ouvimos...
Veio à minha vida para deixar seu rastro de luz e bondade..
Assim é também a mãe Natureza.
Dá-nos sua graça, beleza, riqueza e se vai..
Nós deveríamos ser assim.
Beijos, amigo!
Comentário enviado por Carmem Lucia em 17/04/2009 16:57
(Muito obrigado, querida poetisa Carmem!)