Sayonara
Sayonara James A Michener (conto)
Sayonara de Joshua Logan com Marlon Brando, Ricardo Montalban, Miko Taka e Red Buttons. (Filme)
16/09/05
Sayonara
A palavra escolhida foi Sayonara que significa adeus em japonês. A época é de 1957, ano em que os Estados Unidos estão em guerra com o Japão. Não havia relacionamento entre essas duas nações, aliás existia rivalidade e hostilidade, principalmente, quando, se tratasse de militares.
Assisti ao filme "Sayonara", de Joshua Logan, com Marlon Brando e gostei muito. Apreciei tanto a história, que desejei ler o conto Sayonara, de James A Michener para uma comparação com o filme, para observar se havia alguma diferença.
A trama conta a vida do Major Lloyd Gruver (Marlon Brando) que, desde pequeno, foi criado e educado para ser militar. Na época, as suas esposas ficavam em casa esperando o esposo retornar do quartel ou da própria guerra, suportando calada os sofrimentos e aflições. Às vezes, acompanha-os, mas só quando há interesse dos militares de hierarquia superior. Até então, o Major achava essa atitude super normal.
Lloyd namorava Eileen (Patrícia Owens), filha do General Webster. A moça era super apaixonada por ele, mas ele era meio frio, porque desconhecia o significado do verdadeiro amor, até conhecer Hana-Ogi (Miko Taka). Eileen achava que Lloyd devia avaliar os verdadeiros sentimentos dele, e segue o caminho dela, com esperança que ele volte para ela. Tarde demais, agora ele só pensa em Hana-Ogi. Hana-Ogi, a princípio, não quer saber dele, porque ele é americano e os militares dos Estados Unidos mataram a família dela, mas com a persistência dele e a ajuda de Katsumi (amiga de Hana-Ogi) e Joe Kelly (Red Buttons) consegue marcar um encontro com ela. No primeiro dia do encontro, eles combinam que seriam apenas encontros secretos, sem nenhum plano para o futuro, mas, não imaginavam que esse amor aumentaria a ponto de prejudicar as carreiras de ambos.
O Major pede a dançarina Hana-Ogi em casamento, mas ela nega e explica o porquê da recusa. Ele não se conforma porque está perdidamente apaixonado. Ele é preso e ela é transferida, medida que que os superiores deles encontraram para separá-los.
No final do livro, o Major sobe de pôsto para tenente-coronel, mas não desiste de encontrar a amada. Já no filme, o final é mais romântico: ele encontra a amada e a convence de que nenhum dos dois seria feliz se estivessem separados. E os repórteres perguntam o que eles vão dizer aos seus superiores. Ele, o Major, diz: “Diga a eles Sayonara".
Gostei da palavra Sayonara, por causa da trama da TV que mostra que as pessoas podem ultrapassar qualquer barreira em nome do amor.
Adriana Quezado