Palmas para Palmas
14 de abril, aniversário de emancipação política da cidade de Palmas, são 130 anos comemorados. A nossa Palmas, pequena cidade do interior do Paraná, cuja população ficou insatisfeita com as autoridades quando deram o mesmo nome para a capital do Tocantins.
Palmas com seus lindos campos naturais, próprios para a criação extensiva de gado, procurados desde os primórdios para este fim. Hoje grandes cataventos embelezam o horizonte e produzem a energia eólica, limpa e renovável.
Palmas de muitas histórias desde a sua fundação, rota dos tropeiros, combates dos pioneiros com índios hostis que por aqui vagavam, disputa de seu território com a Argentina, batalha acirrada com Santa Catarina na guerra do Contestado, caminho dos Monges que por aqui pregavam, passagem da Coluna Prestes com embates nas proximidades e muitos outros fatos marcantes.
Após o período da devastação desregrada de suas matas, ricas em pinheiros Araucárias, hoje é exemplo de reflorestamento, cuja produção torna o município o maior exportador de madeira compensada do Paraná.
O clima propício, o mais frio do estado, transformou Palmas em seu maior produtor de maçãs com sua qualidade reconhecida na Europa.
Parabéns Palmas, para frente!