A dor dos outros
Como a Malu,tenho dificuldades em despedidas,sejam permanentes ou breves.As perdas definitivas são piores de aceitar,apesar de ser espiritualizada,o que não quer dizer conformista.Ainda brigo feio com Deus por conta de algumas,tenho altos bate-bocas com ele,que já ouviu de mim poucas e muitas...Mas,a dor do outro me pega de surpresa.Se o outro é irmão,pior fica!Sempre tive meus irmãos muito próximos.Quando se é pequeno,os irmãos não somem,por mais que se bata neles!São sempre presentes,nossos parceiros,cúmplices,inimigos em potencial na divisão do afeto dos pais,nas brigas por grandes causas bobas.Na adolescência projetamos o futuro sem eles,mas não dispensamos sua presença na divisão das tarefas da casa,onde agradecemos por não ser filhos únicos!A vida segue,crescemos,temos novas famílias,e nos reunimos em datas especiais com nossa família original.A relação com os irmãos muda,pois crescemos e aprendemos a ser solidários.Ficamos felizes com o sucesso uns dos outros e nos apropriamos de vitórias como se nossas fossem também!Enfrentamos problemas semelhantes e então dividimos apoio e experiência.Estamos nessa fase agora em família.Somos três,duas filhas e um varão,o preferido desde os nossos pais até a vizinhança:meu irmão.Muito boa gente,brincalhão,do tipo que chega na casa e toma conta da festa,que só começa depois que ele anuncia a chegada lá da esquina!Irmão que com a passagem da vida triplicou de tamanho e humores.Este irmão está hoje no hospital de cardiologia.Precisou se internar para fazer exames.Sai depois de amanhã.Não gosto da situação e não estou sabendo lidar com ela.Inaugura uma nova fase em nossa vida:a fase da dor do outro.É quando precisamos nos conformar por não termos o poder de tirar as dores de quem mais amamos,de curar doenças,de minimizar preocupações.Não sei como mudar destinos,de novo,pretendo brigar com o Criador!Queria estar na fase ainda das certezas,do imediatismo das decisões que favoreciam todo mundo e fazia o dia mais feliz,simplemente porque estar vivo! Era muito,muito mais fácil!