Entre Deus e às Religiões
Não raro me vejo repensando velhos conceitos e analisando como as religiões podem nos afastar de Deus. Isso, você não leu errado. Afastar. Muitas pessoas invertem a função da religião, e fazem disso uma guerra de ego.
É triste como prevalece o desrespeito à costumes e culturas diferentes. Deus é o mesmo, mas vários são os caminhos para encontrá-lo, e cada um pode ter o seu sem necessariamente seguir às massas, ir à templos suntuosos ou repetir mantras. Isso tudo também é válido, desde que feito com um sentido, e não apenas porque assim lhe disseram ou ensinaram. Por isso mesmo é que a fé independe da religião.
E o grande perigo é quando a religião supera a fé. E isso é mais comum do que pensamos. É daí que surge tanto desrespeito entre membros de uma religião à outra. É a grande pretensão de achar que apenas um grupo ou determinados adeptos são "os escolhidos".
Eu prefiro acreditar que Deus é simples, e sua linguagem é a do Amor Universal, e seu principal mandamento é o amor ao próximo, e não o amor à religião. Que pena que Ele, tão grandioso ainda é confundido com dogmas criados por nós, imperfeitos homens.