Imagine a cena: seu filho tem uma grave doença, degenerativa, que pode ser solucionada com um transplante de orgãos. Do outro lado da cidade, um jovem alucinado, fazendo racha numa avenida, o carro se desgoverna e mata três outros jovens que assistiam a esse espetáculo imbecil. O jovem que provocou o acidente, por acaso, ingressou na faculdade através das cotas (sejam elas quais forem). Os outros três imbecis que assistiam eram funcionários públicos. Resumindo, temos quatro jovens que de uma forma ou outra são sustentados pelos que não ingressaram nesse mundo de benéces que são as cotas e o funcionalismo público.

            Agora vamos aos dados: você....sim você que está lendo este texto,  tem cinco vezes mais chance de precisar de um transplante de orgãos que de doar algum seu!!!! Cinco vezes!!! Preciso dizer algo mais? Pessoas morrendo por falta de transplante e os bigatos dos cemitérios enchendo  a pança com corações, rins, pulmões, pele e córneas de pessoas que tiveram morte cerebral e não contribuiram para sanar o sofrimento alheio.

            É estarrecedor e deprimente ver uma jovem de 27 anos morrendo na fila de transplantes porque a família não autoriza o procedimento que pode salvar a vida de várias pessoas. Isso sim é uma reciclagem solidária: teus orgãos pulsando em outro corpo e ajudando quem não tinha salvação.

           Por essa razão proponho o seguinte, apesar de polêmico: todos os jovens que ingressarem nas universidades através das cotas deveriam ser doadores de orgãos. Todo aquele que for ingressar no serviço público também. Acredito que as pessoas, que de uma forma ou outra, levam vantagens sobre outras, devem contribuir de alguma forma. Funcionário público que não pode ser demitido tem sim vantagens sobre outros, digam esses funcionários o contrário ou não. Para os políticos seria uma premissa, apesar que eu não gostaria de receber o coração de um Maluf ou Sarney.

           O objetivo é aumentar consideravelmente a quantidade de doadores de orgãos e assim salvar vidas. Se realmente o povo brasileiro é solidário, chegou a hora  de mostrar isso. Afinal como dizia Nelson Rodrigues, "brasileiro só é solidário no cancer". Será que nosso maior dramaturgo tinha razão? Pelo visto nas pesquisas, acho que nem no cancer.....isso tudo é folclore e somos tão individualistas quanto os alemães ou americanos. Vão me chamar de autoritário, e eu quero mais que chamem mesmo, pois melhor autoritário solidário, que liberal egoísta.

          Outra forma de aumentar a quantidade de almas caridosas seria um desconto no Imposto de Renda. Já que o bolso é o orgão mais  sensível do corpo humano, vamos jogar nossas fichas nele: virou doador, ganhou desconto no IR, ou seja, melhor que levar uma mordida do Leão é doar seu coração!!!!

          Com certeza aparecerão aqueles que dirão: isso vai virar comércio, muita gente vai levar vantagem!!!! Ok, mas mesmo assim vidas serão salvas e não serão comida de vermes ou virar cinza num crematório. Se a natureza nos deu um corpo perfeito, nada mais justo que devolve-lo a  outro quando necessário.

           Logicamente que muita coisa teria que mudar, principalmente no que tange aos hospitais e seus médicos, afinal não adianta um possível doador chegar ao hospital com morte cerebral e tardarem cinco dias para constatar tal fato.

         Espero fazer parte dos que possam doar orgãos e não dos que necessitam de um , pois ficar numa fila dessa, é preferível a morte.

PS: sou doador voluntário desde 1978.