MARCANDO UM GOLAÇO

“ me alongarei e não sei se encontrarei a raiz da questão”.

Delinquentes realmente brigam por torcidas... brigas de torcidas. E é bem no sentido literal, porque a briga não é pelo time, é pela torcida mesmo.

A torcida organizada é um prato cheio para quem vive no ócio e busca o crime, é um prato cheio para quem quer expressar a delinqüência, que fica latente na mente do marginal e explode quando encontra um mínimo pretexto qualquer.

A torcida organizada é apenas o meio dos adolescentes infratores expressarem uma delinquência. Por isso acho uma covardia dizer que o futebol é violento ou perigoso devido esses delinqüentes usarem as torcidas como pretexto para atos criminosos. Ah, o problema não é o futebol, o time... porque se não fosse torcidas, seriam bairros, colégios, cidades, brancos Vs negros, usados como pretexto para exprimir a delinquência.

Estava assistindo o jornal e o mesmo dizia: “ adolescente após abandonar uma torcida organizada e integrar uma rival morre com seis tiros na cabeça”. E aí, a torcida é pelo time?

A torcida organizada não passa de uma evasiva para os ociosos que precisam como força vital exprimir a delinquência.

E mais, as torcidas organizadas têm inspiração nos partidos políticos. Elas ao verem... ou melhor, ao não verem os partidos políticos fazerem nada, além de picuinhas idiotas, brigas internas entre si, gerando o ócio pois não implementam políticas públicas e a corrupção é demasiado visível, se cria a marginalização.

O problema não são as torcidas organizadas. O problema está nelas serem organizadas por marginais.

Um jovem que estuda, estagia ou trabalha e a noite, fim de semana, feriados e folgas, tem um ponto de lazer como uma praça, um parque, um teatro, um cinema ou até mesmo um estádio, terá tempo de se agrupar em turmas para se digladiar por nada com turmas rivais? Claro que não! Pois eles terão outras prioridades socialmente mais interessantes a desempenhar que tão somente viver no crime para ser reconhecido...

... E a polícia? Nada pode fazer... é tão vítima das organizações do repouso – PT, PMDB, DEM, PSDB,PMN, PC do B, PV... PÁ, PÁ, PÁ – quanto as torcidas organizadas de times de futebol. Estas aí são as maiores torcidas desorganizadas, pois quando por ventura vierem a se organizar, desorganizarão o crime. Porque de crime organizado, já basta!

Uma sociedade em coma profundo é a prova irremediável de seu governo doente.

Ontem morreu um amigo de infância meu numa dessas brigas de torcidas. Eu estou aqui escrevendo, estudando, me formarei próximo ano, terei um bom emprego e a probabilidade de ser rico é bem maior que a de ser marginal. Meu amigo na...! A família era pobre e o marginalizava pois não tinha a educação certa para lhe dar a atenção devida, o estado o marginalizou porque não lhe deu educação, tampouco atenção para que ele expressasse seus talentos – ele era um puta artista plástico, cantava bem e era perfeito na corda bamba.

Nisso, meu amigo paga o caixão, o terreno do cemitério, o atestado de óbito e nem as flores o governo dá! Meu amigo ainda pagará por flores, e o imposto será recolhido sobre todo produto funeral. Para o corrupto ao invés de um caixão, comprar um travesseiro de penas de ganso holandês, ao invés do terreno do cemitério, comprar uma AP na barra, ao invés das flores, o ouro.

Prestem atenção: um marginal numa sociedade rica é produto de um governo de criminosos. O ladrão, o assaltante, os jovens de torcidas organizadas estão onde estão porque são marginais, vivem as margens da sociedade, são excluídos. Mas os governantes corruptos não! São criminosos mesmo! Pois eles não são excluídos socialmente, totalmente o contrário, eles a dirigem e excluem uma parte dela – os marginais – é comum odiar ladrões, brigões, assaltantes, sequestradores, enquanto não se sabe da existência de um congresso nacional, um executivo e um judiciário corruptores. Porque as pesquisas apontam: O ÍNDICE DE CORRUPÇÃO É GRANDE NAS SOCIEDADES ONDE REINAM OS MARGINAIS DE MEIA TIGELA!

Daí a pergunta: uma torcida organizada é composta por marginais, e um partido político composto de políticos corruptos? Eles não são excluídos nem marginais no sentido de viver às margens da sociedade. Então, são o que? Criminosos?! Então porque morrer de raiva do seu vizinho drogado se quando o político que o “droga” ao ir a sua casa, tu estendes o tapete vermelho?!

Ah...! Cadê o golaço?