o enigma da fé

"A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das que se não vêem", diz a Bíblia.

Essa definição de fé é a mais fantasticamente enigmática que já li.

Isso por uma razão simples: a fé não se alicerça nos parâmetros da lógica, ciência que estuda as formas de argumentação racional e os métodos utilizados para distinguir um raciocínio correto de um incorreto. A fé não se utiliza, em princípio, da razão cartesiana, posto que o campo dela é bem outro.

A fé opera, então, no âmbito do sobrenatural, da percepção intuitiva, uma espécie de premonição, cujo escopo está pralém do horizonte.

Por isso a fé está sempre atrelada a esperança. E esta, fomentada por aquela, acredita na irredutível certeza de que é possível ver o que, aos olhos físicos, parece invisível.

Andar pela fé, eis um mistério fascinante, sobre o qual inside uma convocação para todo aquele que ousa aproximar-se de Deus e experimentar o que significa viver acima dos estreitos limites da racionalidade.

walterra
Enviado por walterra em 09/04/2009
Código do texto: T1529897
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.