Você acha que é azar?

O que faz a diferença mesmo são nossas respostas a tudo. Segundo Stephem Covey – Escritor Americano, Dez por cento dos acasos, simplesmente acontecem, os outros noventa por cento, são decorrentes das nossas reações ao acontecido.

Se por exemplo: Você esta em uma loja fazendo compras, quando ouve um barulho de vidro quebrando. Sai e vê uma criança com cara de assustado, e o vidro do seu carro quebrado. Qual sua reação? Suponhamos que seja a seguinte (normal): Faz uma cara feia, de bravo e bruscamente se aproxima do garoto, gritando – O que você fez?

Logicamente que, o garoto já amedrontado sai correndo, e você vai atrás. Durante a perseguição ele cai (se machucando) e você consegue pegá-lo, dando-lhe um safanão. Ele levanta e continua correndo até você perde-lo de vista. Ao chegar à casa todo esfolado o pai do garoto pergunta o que acontecera, e o garoto relata que acidentalmente quebrou o vidro (com uma pedra), de um carro que estava estacionado junto à calçada, e o dono do carro bateu nele. O pai, estarrecido com a violência a criança, vai com o filho até a delegacia prestar queixa do acontecido (eu faria o mesmo), a polícia foi até a loja, mas você já tinha ido embora, mas antes de sair você comentou com o dono da loja, que o conhecia, tudo o que acontecera, e este contou ao policial, identificando-o.

No dia seguinte, o oficial de justiça da cidade, lhe entrega uma intimação para comparecer ao fórum, e explicar-se.

*Conclusão: Você ficou com a despesa do vidro, seu nome no fórum, teve que comprar três cestas básicas p/ uma entidade, que o Juiz determinou, com a inimizade do pai do garoto, e sem contar com toda aquela fofoca no seu bairro. (não esquecendo que teve que sair do trabalho, para ir ao fórum).

Poderia ter sido diferente? E, se você saísse da loja, e com cara de dó do garoto, lhe pergunta-se: - O que foi que aconteceu? (o vidro já estava quebrado mesmo!). Ele lhe relataria, e rapidamente você perguntaria: Quem é seu pai? E com muito jeito iria até a casa dele para cobrar o prejuízo (com certeza o pai pagaria).

Se pararmos para pensar, com certeza concluiremos que a maioria das coisas que nos aconteceram de ruim, foram em função de nossas reações impensadas.

Uma ótima semana!

(Extraído do livro: “Uma Questão de Atitude!” de Osvaldo Kulchesky Junior – 2008 - ISBN: 978-85-7893-066-0).

Kulchesky
Enviado por Kulchesky em 08/04/2009
Reeditado em 26/07/2012
Código do texto: T1528535
Classificação de conteúdo: seguro