CRIANDO SINÔNIMOS

CRIANDO SINÔNIMOS

Marília L. Paixão

Ontem enquanto ia para o trabalho estava rindo. Rindo para a tarde que terminava, rindo para a noite que começava, rindo das coisas que escrevo e que fazem rir. E foi assim rindo que criei um sinônimo para uma expressão bem popular. E foi sem querer. Sabe quando dizem para uma pessoa não colocar a carroça na frente dos bois? Querem mesmo saber um sinônimo que criei para esta expressão? Mas tem que deixar valendo, hein! Não vale dizer que nãofaz sentido, por que se você pensar bem, se pensar bem mesmo, vai ver faz sentido. Tudo tem a ver nesta vida. Uma saia curta ou uma calça comprida. Um sol quente ou uma chuva corrente. Uma pessoa solitária e uma multidão de gente. Outra coisa importante é um papo inteligente com pessoa internamente e intelectualmente boa. Coisas de almas irmãs, coisa de gente sã. Pessoas assim parecem que conseguem sorrir só por nos ver passar. Pessoas assim não precisam e nem tentam dominar o ar que a gente respira.

Mas eu estava falando de que mesmo? Sim! Sobre sinônimos. Eu estava dizendo que eu estava criando... Sinônimos..rs..rs... Já pensou eu criando sinônimos?! Pensa bem! Cada coisa que eu penso. Ninguém vai querer saber o sinônimo que eu criei. Ou vai? Não vou ficar esperando ninguém dizer que sim, já que um ou outro vai querer saber. Seria uma covardia eu não dizer. Não posso abandonar essa crônica pelo caminho e deixar alguém com cara de quem foi enganado pelo título. Lembro até uma vez em que fiquei enrolando e um leitor desconhecido perdeu a paciência comigo... Será que vou ser crucificada de novo? Jesus! Qual será o tamanho da minha cruz? Revelo ou não revelo o meu sinônimo? Acho que para ninguém ficar colocando a carroça na frente dos bois o tempo todo eu vou revelar. É o seguinte... Quando você precisar dizer essa expressão e quiser dizer outra no lugar, você pode dizer esta que eu criei...

Vocês estão querendo saber e acham que eu vou contar?! Acham! Sei que acham... rs.rs...Vou contar mesmo! Acham que eu ia criar um sinônimo para uma expressão e ia guardá-la só dentro de mim e depois ter que levá-la para debaixo da terra? Não! Esta não é a Marília. Marília gosta de compartilhar idéias loucas. Então quando você quiser dizer para alguém não colocar a carroça na frente dos bois, você pode dizer bem assim: Ei, nada de ficar misturando os cocos que ainda estão no coqueiro. Ou diga apenas: Não misture os cocos que estão no coqueiro! Ou para que ficar misturando os cocos que ainda estão lá no coqueiro? Fala se este não é um bom sinônimo para quem gosta de colocar a carroça na frente dos bois?

Quer saber? Deveríamos criar bastante sinônimos antes de ficarmos absolutamente loucos ou se tivermos a impressão que nosso tempo nesta vida pode ser pouco. Garanto que seremos lidos sem nem ser preciso fazer muito barulho por nada com os títulos. Ah! Essa coisa do barulho não fui eu quem inventei. É coisa de Shakespeare! Lembrem-se: Estou começando com este negócio de criar é agora. O presente é o meu tempo favorito.

Marília L Paixão
Enviado por Marília L Paixão em 08/04/2009
Reeditado em 08/04/2009
Código do texto: T1528416
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.