Na praia, feito jacaré

Quase todo jovem acha divertido aquilo que os amigos mais ousados têm coragem de fazer. Mas quando se trata do pai ou da mãe, que por acaso levantam a voz para reclamar de alguma coisa num local público, morrem de vergonha. Não querem pagar o mico. E assim era lá em casa.

Durante as férias, na praia praticamente deserta daqueles tempos, mamãe costumava ter um comportamento esquisito. Mal chegávamos, ela já saía andando vigorosamente. Ia de uma ponta à outra. Não contente, ainda fazia ginástica! Depois, entrava no mar e nadava. Reclamávamos, mas ela insistia, dizia que devíamos seguir o exemplo. Era bom pra saúde, nada melhor do que aproveitar o lugar maravilhoso. Ainda mais com sol ameno e ar tão puro!

Mas nós, imagine, nem pensar! O que nos interessava era ficar espichados na areia, feito jacaré. De preferência, com bastante gente em volta, pro papo ficar mais gostoso. Água do mar... só uns mergulhos pra refrescar e deixar o bronzeado mais bonito. Pra que mais servia uma praia?...

Pois não é que dona Laura estava certa?

Ainda não sonhávamos, nem de longe, que um dia isso se tornaria moda...

Tudo tão saudável serve logicamente ao bem-estar, segundo os naturalistas.

...Mas hoje em dia, também ao bem-mostrar, para muitos exibicionistas.