O que seria do amarelo...

Tenho mania com as cores, elas sempre foram importantes pra mim. Não só de azul, vermelho, amarelo, enfim... Gosto também do rosa, lilás e até do grená, como não se usa mais falar. Dizem que transmitem vibrações. Será?

Algumas, todo mundo sabe, se tornaram representantes de sentimentos: branco simboliza a paz; preto a tristeza; verde a esperança; vermelho o amor e amarelo, o desespero.

Mas há outras interpretações. O preto serve de proteção dos raios solares, por isso quem atravessa o deserto usa roupas dessa cor. A batina dos padres é (era?) preta para protegê-los das influências negativas ao ouvir confissões de tantos pecadores...

Branco indica pureza e, por extensão, chegou-se à limpeza. Médicos e dentistas se vestem assim para dar a impressão de que tudo ali nos consultórios está bem limpinho, como convém.

Nunca entendi porque elegeram verde a esperança. Assim me ensinaram – acreditei - mas pensando bem, deletei. Prefiro a esperança de manto azul, cor do céu, suave e infinito, calmo e bonito. Fico com os vários tons do verde da paisagem só pra olhar e acalmar.

Amarelo não me desespera, é luz do Sol, que transmite calor e vida, e ainda me convida a passear, nadar, estudar ou trabalhar. Deixa-me alegre e extrovertida.