LIÇÕES DE MAQUIAVEL

Nicolau Maquiavel foi o primeiro escritor a retratar os bastidores do poder de forma realista. Não poupou seus raros leitores e por isso virou sinônimo de maldade, erroneamente. Isto ocorreu em 1519 e já havia uma forte crítica no reino para infelicidade dele. Um de seus conselhos era: “Um líder para obter sucesso deveria estar cercado de ministros leais, competentes e confiáveis”. Transpondo para o ano da graça de 2006, em nosso contexto, pois assim pede o texto, já se passaram quase 500 anos e a lição apesar de básica, ainda nos parece de difícil assimilação para alguns membros da classe menos familiarizados às letras. Claro que essa Administração é singular em todos os sentidos. A começar pela própria aclamação do ungido pelas urnas. Ninguém em sã consciência iria defenestrar os desleais pela janela do quarto andar já nos primeiros dias de governo, afinal a lealdade poderia ser conquistada. Óbvio que haveria um tempo de maturação para que alguns caíssem na real. Quem não caiu ainda, poderá cair em breve, na política sempre há tempo. Tem gente que gosta, porque sobra mais. Nos Reinados antigos havia uma frase simbólica e de fácil assimilação pela corte, quando um Rei era deposto, decapitado ou mesmo morrido de forma natural: O Rei esta Morto! Viva o novo Rei! Era uma saudação a sinalizar que teriam aos novos tempos se adaptar. A, afinal cada governante tem seu próprio estilo, é uma singularidade que nos diferencia como seres humanos. Para quem anda com insônia recomendaria a Leitura de Eclesiastes: Existe tempo para tudo nesta vida. Há tempo de semear e tempo de colher. Tempo de ajuntar as pedras e tempo de arremessá-las... É por aí o caminho...

bueno
Enviado por bueno em 07/04/2009
Código do texto: T1526426
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.