É ASSIM

Os governos podem ser administrados democraticamente ou de forma absolutista. Democraticamente quer dizer: cabe ao povo dar ou vender o voto, e ao político recebê-lo ou comprá-lo, o que ficar mais em conta às partes interessadas no manganau Juvenal. O Absolutismo pode ser na forma de um tirano qualquer. Tanto faz se é Rei ou Ditador o resultado é igual. Sejamos francos se é de direita, de esquerda ou de centro, a franquia tanto faz para o resultado. No frigir dos ovos, vale a vontade do soberano, e ponto final. A vantagem do absolutismo é que o custo financeiro da política é zerado. Afinal ela não apita nada. Aí esta a ironia dos que criticam os gastos políticos. Uma desvantagem do sistema é que o sujeito não entrega a rapadura sem cobrar algumas almas, já que o apetite pela grana esta saciado. Nos regimes democráticos os cidadãos têm o direito de trocar o político manda chuva, de tempos em tempos. Mas isto não é nada barato. Afinal algumas coisinhas são básicas na democracia: O primeiro gasto é o próprio custo de se manter uma Justiça eleitoral boa. Boa nesse caso é que não roube prá ninguém, já que a tentação é grande. E creiam, quanto mais cara, melhor é a dita cuja. Justiça barata não fica barato para o eleitor, creiam, quem escreve sofreu na própria pele. O custo de se manter uma imprensa, o custo de se manter pessoas jurídicas de direito privado como os famigerados Partidos Políticos estão incluídos no pacote, são as grifes da farra. Afinal os Partidos não são entidades públicas e nem beneficientes. Se diferenciam entre si pelo apetite que cada corrente tem em relação ao cofre público. Para completar sem povo não há a tal democracia. Ele é uma espécie de torcida organizada. As grandes mídias também fazem parte do showbizz. Quando o governo de plantão não é generoso com ela, ela descasca a lenha na administração. Não há governante nesse mundo globalizado neoliberal que consegue elogios de graça, afinal tudo custa dinheiro. Pra falar bem de um político é tão caro quanto pra falar mal. A diferença esta que quem fala bem recebe a vista e quem desce a ripa investe no fiado, esperando cobrar a fatura quando o outro lado ocupar o poder. E a farra continua. O resto é hipocrisia. A Democracia ainda é o regime mais barato para a humanidade, quem quiser bolar de graça um outro, a humanidade agradece.

bueno
Enviado por bueno em 07/04/2009
Código do texto: T1526414
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.