O SINÉDRIO MATOU JESUS

O SINÉDRIO MATOU JESUS

ANTONI BIGCUORE*

“Que é que vamos fazer? Esse homem está realizando muitos sinais. Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele; os romanos virão e destruirão o Templo e toda a nação”. Um deles chamado Caifás, sumo sacerdote daquele ano, disse: “Vocês não sabem nada. Vocês não percebem que é melhor um sol homem morrer pelo povo, do que a nação inteira perecer?”. Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote nesse ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. E não só pela nação, mas também para reunir junto os filhos de Deus que estavam dispersos”. (Jô, 11, 47- 52)

Assim agiu o Sinédrio impulsionado pela profecia de Caifás, de que era melhor um só morrer (no caso Jesus), pela nação inteira do que muitos outros.

No fundo era uma questão de poder.

A elite do poder, tinha inveja e temor da liderança que Jesus exercia sobre as massas!.

“La disperazione e Il timore dei farisei e dei principi dei sacerdoti, di fronte al successo di GEsù e al timore per Il futuro político della nazione, devono essere intesi alla luce del timore del giudaismo nei giorni in cui scrive Giovanni. Il giudaismo era stato sotituito dalla Chiesa. L òrdine antico, rappresentato dalla lege, stava cedendo Il poto allòrdine nuovo e a um popolo nuovo Che sorgeva intorno alla fede di Cristo”. ( 1 )

Os judeus também tinham medo dos romanos, de sua supremacia. Por isto, chegaram-se à conclusão de que seria melhor que Ele morresse.

E assim se fez. Pilatos também ficou em cima do muro, lavando as mãos diante da pessoa de Jesus.

Como toda massa, ela é manobrável pelo poder político. Muitas bocas inclusive que na entrada triunfal de Jerusalém, diziam “Hosana ao Filho de David”, Rei, disseram depois: “Cruficica-o, crucifica-o!”.

É a incoerência humana!. Personalidades fracas que, ao primeiro indício de medo, “viram a casaca”, pelo lado do poder. Não acontece, hoje em dia, com centenas de políticos brasileiros, mormente os de Brasília?

Un uomo che deve morire per Il popolo. Questo uomo è Gesù Cristo. Il pane della vita.

“Io sono, Il caminho, la verità e la vita. Diceva Jesus”.

Mesmo nos tempos de hoje, quando algum líder se sobressai, e se constitui numa ameaça ao poder, a mídia trata logo de condenar essa pessoa ao ostracismo, quando não forja situações para denegrir a imagem do líder.

Assim, age o “sistema”. As classes dominantes não largam a “rapadura” do poder, nem para escovar os dentes!.

Ainda no Evangelho de JOÃO, 12, 9, lemos: “Muitos judeus ficaram sabendo que Jesus estava aí em Betânia. Então foram ai não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. Então os chefes dos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, porque, por causa dele, muitos judeus deixavam seus chefes e acreditavam em Jesus”.

Meus irmãos e minhas irmãs, os Chefes dos Sacerdotes, eram uma classe poderosíssima, no tempo de Jesus. Matavam, se fosse o caso, para permanecerem firmes no poder.

Jesus era uma ameaça, inclusive econômica, pois poderia minguar a arrecadação do dízimo, dos tesouros do templo, que os Sumos Sacerdotes, manipulavam a seu bel prazer!.

Mas, eles não entenderam nada! O Reino de Jesus, não é deste mundo!. O seu Reino é ESPIRITUAL!. Nada tem a ver com “os tesouros” deste mundo!

Seu Reino é um Reino de Amor!, de Paz, de Justiça, de Alegria!, de Solidariedade!!!

Feliz Páscoa a todos vocês, meus leitores e leitores deste Recanto!

Como diria meu avô, BUONA PASCOA A TUTTI!!!

====================================================

(1) Commento de La Bibbia Litúrgica, pg. 1.379, Edizioni Paoline, Roma 1982

(*)autor é cantor e Escritor em SP.Sp. Acesse sua página na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (05.04.2009, domingo, às 18,37 hrs.)

====================================================