RECOMEÇO
RECOMEÇO/ como professora
Quando me deparei com o dia de hoje e o sol me banhou o rosto, quando senti a brisa leve me acariciando a face, vi-me revigorada pela força que só os escolhidos recebem para continuar sua jornada. Então, dei graças. Graças por estar começando de novo e ser coadjuvante de uma grande peça, que tem Deus como diretor, o professor como astro, a escola como ribalta, a criança como texto e a sociedade como platéia. Assim se faz educação.
Reporto-me à primeira epístola de Paulo aos Coríntios. Faço minhas suas palavras e digo: __ Não paro de agradecer por vocês, pela graça que Deus lhes deu. Por Ele, foram enriquecidos em tudo; em toda palavra, em toda ciência, na medida em que o testemunho de Cristo se firmou em cada um, de modo que não lhes tem faltado nenhum dos dons necessários para continuar trabalhando no projeto de Deus. Sim, porque cada pequenino que já passou por suas mãos durante sua carreira era uma jóia feita de ouro do mais alto quilate que não estava aqui apenas para continuar a espécie humana, mas, porque fazia parte do grande projeto do Criador e a cada um coube a responsabilidade de orientá-lo para que ele se tornasse uma peça perfeita (bem talhada, burilada, bem engrenada) na máquina da vida.
Devemos ter o maior prazer de servir, porque nos foi dado como matéria-prima o que há de melhor no mundo... as nossas crianças. Nada se compara ao prazer de ver aquelas mãozinhas desenhando as primeiras letras. Aquele sorriso de... eu consegui! Vale por todos os percalços. Digo mais, não é por acaso que estamos aqui. Se seguíssemos o curso natural da história, se tivéssemos escolhidos a profissão de nossos pais (por exemplo) nenhum de nós ou pouquíssimos estaríamos aqui. Portanto, se fomos escolhidos por nossa profissão é porque nos foi confiada a missão de ajudar nossa criança a ser melhor na sua realidade, a missão de ajudá-la a desenvolver suas vocações, suas essências, seus talentos... por isso, não podemos matar seus objetivos, não podemos roubar a cena porque o grande protagonista da educação é o aluno, nós somos apenas o instrumento que vai ajudá-lo a procurar a sua felicidade.
Nossa função, caros colegas, é a de um jardineiro que vai escolher um local de luz, vai preparar a terra e lançar a semente. Vai cuidar da semente (regando e tirando as ervas daninhas). Essa é a nossa parte, o resto é com a semente: germinar, dar flores e gerar frutos e, é exatamente isso que varia de uma semente para outra.Seus resultados independem da nossa vontade.Certamente que o compromisso do jardineiro em relação à planta é perene e que quanto mais estivermos a serviço da planta mais ela pode progredir.melhores frutos ela pode dar.
Lembremos-nos, portanto, de rever nossa prática, de avaliar nossa postura e ter arraigada à consciência de que “Quem não tem tempo para refletir não tem competência para ensinar”!
WanderlicedSouza.