INCÊNDIO NA FAVELA

Fim de tarde!

Chego em casa , após um dia exaustivo de trabalho, jogo-me no sofá, e enquanto com uma das mãos procuro o controle remoto, com a outra livro-me daquele que pegou no meu pé o dia todo...Meu sapato. Que alivio! Que sensação de liberdade!

Quanto ao meu dia... Foi exaustivo! Dia este, onde me sensibilizei com as faces sofridas daquelas senhoras humildes que vieram sacar o "Bolsa Escola” (... uma delas com três crianças pequenas puxadas pelas mãos e mais uma na barriga), com a situação daquele já "velho" de quarenta anos, que abriu uma conta de poupança para depositar o dinheiro de sua Rescisão Contratual.

Por que "velho de quarenta anos"? Oras bolas! Porque no Brasil uma pessoa de quarenta anos é considerada velha para o mercado de trabalho! Ou você acha que foi de graça o comentário do quarentão: "Abre a conta moço, e faz um comando aí para que o FGTS vá direto pra conta. É preciso guardar todo o trocado para a época das vacas magras", e ainda acrescentou num tom de quase felicidade: " Tenho a sorte de não pagar aluguel, pois com madeira daqui, zinco dali, e pedaços de eternit , já tenho o meu barraco".

Vocês perceberam que o quarentão me chamou de moço? E sabem qual a diferença entre nós? A diferença é que estou empregado!Mas... Já fui velho!

Ufa! Depois de tudo isso estava mais do que na hora de curtir um programa legal antes do banho. De repente...Uma "Gazeta Esportiva", uma "Novela das Sete", a "Canção Nova", a "Rede Gênesis", por que não? Mas, primeiro seria preciso ligar a televisão. Onde estaria o danado do controle remoto? Levanto-me, caminho até a TV, ligo-a manualmente e, enquanto procuro o controle remoto, do primeiro canal que pinta na tela, ouço a frase: Põe na tela, "Carioca"! É com você, Bernardo Holtz!

Volto o meu olhar para a imagem da televisão e , esquecendo o controle remoto que procurava, continuo a ouvir:

- É isso mesmo D'Athena! Uma cena dramática! Lépidas labaredas lambem estreitas vielas da favela. Pedaços de madeira trincam e estalam como gemidos antecipados dos futuros desabrigados.

- Pedaços de latas com nomes de políticos, compondo as paredes dos barracos, se retorcem ante as lépidas labaredas. Pedaços de papelões, que tampavam as frestas, são torrados como bolachas numa imensa fornalha.

- Um pedaço de outdoor, onde se pode ler "Residencial Morada do Céu”, que servia como uma das paredes de um barraco, também é envolvido pelas chamas.

- Um menino tenta salvar sua bicicleta, como se quisesse ter a ultima chance de continuar a pedalar os seus sonhos. Sonhos que se resumem, momentaneamente, numa rude e enferrujada bicicleta.

- A menina corre, segurando na mão esquerda seu humilde chinelinho havaianas e na mão direita seu caderno escolar, no qual, com certeza, deposita seus sonhos. Com as duas mãos ocupadas cerra entre os dentes sua bonequinha de pano, tal qual uma fera, tentando salvar sua cria.

- Um bombeiro solitário tenta resfriar, com um minúsculo balde de alumínio, o barraco ainda não torrado pelas chamas.

- O cão chora "zigue-zagueando", como a torcer pela chegada dos donos que trabalham em bairros nobres da cidade.

- A mãe que acabara de chegar, em meio às lagrimas sorri, ao reconhecer entre as crianças assustadas, o rosto do filho... totalmente ileso. Quanto a seu barraco... Transformou-se em pedaços de latas retorcidas, em meio aos carvões que fumegam. Mesmo assim a mãe sorri, pois as lépidas labaredas não queimaram a única "madeira nobre" daquele paupérrimo barraco... O viçoso cerne da luta pela vida, a luta por um novo recomeçar.

- E com você D'Athena!

- Obrigado Bernardo! Este foi Bernardo Holtz e Silva em mais uma crônica viva, que retrata parte de uma população, socialmente desamparada, que continua acreditando sim... Mas em Deus! Até quando Brasil? Fiquem com o Jornal da Band! Fui!

Numa tentativa de boas notícias, mudo de canal, e eis que ouço do Plantão Globo na voz do apresentador Willian Bonner: “INCÊNDIO NA FAVELA” e de Fátima Bernardes: MÃE, EM MEIO ÁS LÁGRIMAS SORRÍ, AO RECONHECER, ENTRE AS CRIANÇAS ASSUSTADAS, O FILHO... ILESO.

Ufa! Parece que este dia não quer acabar!

Enfim... O controle remoto! Aperto "Stop”

Chega de televisão!

O Melhor mesmo é tomar uma ducha bem relaxante!

Amarildo José de Porangaba
Enviado por Amarildo José de Porangaba em 04/04/2009
Reeditado em 07/04/2009
Código do texto: T1522034
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.