... ESPERO O COMPUTADOR
SENTADA AO SOL NA BEIRA DA PISCINA
 
         Céu azul, belíssimo. Sol de luz e calor, mas o coqueiro amigo dá sombra à minha cabeça. A Sede é um lugar maravilhoso, um lugar preservado por mim toda a vida, um ecossistema...
         Um pio, atrás. Olho e não o vejo ainda. Voou, acho que era um sabiá dos grandes.
         Piscina azul. Um lado fundo para mergulho. O outro raso.
         A bouganvilla, vermelho ocre, cobre o telhado da casa. Respira-se o melhor ar puro e fresco, mesmo com sol. Pois a mata preservada e enriquecida tipo mata atlântica mantêm este frescor. Plantei árvores de frutas e de flores para os bichinhos da terra e do ar.
         Outro sabiá marrom se aproxima em passadas, ora um pé, ora outro, com galhardia e paz de dono. Está como eu, sentindo o lugar e sua paz, seu equilíbrio. Pensei que ele ia bebericar a água, mas afastou-se para a base do coqueiro, uma sombra; lá outro sabiá maior já se chegou. Encontram-se. A vegetação os encobre.
         Tento lembrar quando comecei com a Sede: desde o tempo de faculdade. A Mãe ainda não tinha dado pra mim. A Ana, empregada velha e amiga, me ajudou a plantar muitas coisas. Tempo de coluna boa e joelhos incansáveis, passávamos dias inteiros a plantar e a cuidar. E o papo rolando tão naturalmente. Os olhinhos dela... Tão amorosos e confiantes. E alegria. Fazíamos tudo pela alegria.
         Voltou o sabiá pra beira da piscina. Cisca um pequeno formigueiro entre as pedras São - Tomé. As formigas servem para alimento dos pássaros. Como a ave é linda e elegante. Pernas finas e firmes. Tranqüilo, vai a passadas, nesse caminhar pelo gramado. Ele é mais feliz que eu.
         Eu soube fazer este lugar ser bom para a natureza e seus habitantes. Meus filhos nasceram no Rio, mas cresceram aqui também. Só eu amei e amo este lugar, com maravilhamento e proteção. Mas não sentem esta ligação tão íntima. Eles e amigos gostam, vieram e não ficaram; divertem-se e vão.
         Já eu não, eu cuidei e cuido da Natureza. Este pequeno BIOMA é mais importante que eles. Que eu.
         Eu ando aqui como aquele sabiá que passou. Igualzinha. Eu sou Natureza também.