VOLTA AO PASSADO

Há poucos dias atrás tive a oportunidade de conhecer o lugar onde nasceu minha mãe, onde estão enterrados meus nonos, que nem cheguei a conhecer. Fiz uma pequena viajem para o Rio Grande do Sul, na região de Vacaria, onde moram vários primos e vive o último dos meus tios do lado materno.

As antigas terras do meu avô que outrora somavam muitos alqueires, hoje estão divididas em muitas colônias, a maioria delas ainda pertencem a membros da família.

Vacaria foi povoada inicialmente por criadores de gado, devido aos seus campos naturais, e os jesuítas que fugindo dos conquistadores espanhóis, juntamente com índios por eles catequizados, ali também se estabeleceram e estão entre os fundadores da povoação.

Conhecida inicialmente por Vacaria dos Pinheirais, graças aos grandes capões de mato, nos quais abundavam os pinheiros (araucárias) entremeados a seus campos.

Nascido em 1888, meu avô foi um dos pioneiros de uma localidade, que já não faz mais parte de Vacaria, o antigo distrito, hoje município de Segredo. Seu túmulo, que tive oportunidade de ver, situa-se no novo município de Campestre da Serra, também desmembrado de Vacaria.

Confesso que fiquei emocionado ao visitar uma capela onde, a pelo menos 65 anos atrás, meu nono construiu o belíssimo altar, entalhado manualmente na madeira, e que está em perfeito estado de conservação.

Antigas videiras, de seu tempo, ainda produzem e tive o prazer de tomar um bom vinho feito de suas uvas. Conheci lugares, palco de histórias que minha falecida mãe contava e que em muitas ela fizera parte.