A FELICIDADE

A FELICIDADE

Havia um pai que se preocupou com a educação de seu filho. O bebê nasceu em perfeitas condições físicas e mentais e isto já era uma dádiva divina, que só aumentara a responsabilidade daquele pai. Quando a criança estava pequena ele queria que ela aprendesse a ser feliz. Parecia fácil educar para ser feliz. Só isto e todo o resto seria secundário ou conseqüência deste ato, afinal a coisa mais cara ao ser humano é a felicidade. O tempo foi passando e o pai viu que aquela simples lição não terminava nunca. Compreendera que velhos chavões só escravizariam a vida do filho. “Que na vida não havia felicidade e sim momentos felizes” ou “o dinheiro não compra a felicidade, manda buscá-la”, eram balelas a torná-lo escravo de frases feitas, e reféns do consumismo. Estudar, trabalhar, apenas adaptava-o a um modelo de sociedade. Eram ferramentas a facilitar a compreensão do mundo. A felicidade, compreendera, era uma estrada que tinha começo quando o filho nascera, mas impunha a cumplicidade de sua própria existência para ser ensinada. Tornou-se colega do próprio filho. O tempo passou, e quando o filho estava crescido ele perguntou:- Meu filho eu fui ensinar-te a ser feliz e passei esse tempo conhecendo felicidade. Aprendi junto contigo que ela é uma lição de vida, que nos torna melhor em tudo. Sensibilidade, solidariedade, paciência, compreensão, foram coisas que aprimorei, e muito mais ganhei quando vi que julgar as coisas não era o caminho, porque a vida é dinâmica e modificara os ensinamentos recebidos de meu pai. Ser seu professor me fez aluno de sua vida e pude viver em sintonia com a realidade do mundo, trocando o saudosismo de minhas convicções pelas ilusões de seus sonhos. Ensinar-te a ser feliz certamente foi muito mais fácil que qualquer outra lição. Aprendemos a vida inteira e a felicidade estava dentro da atitude que tivemos para encarar a grande jornada de nossas vidas. Acabei aprendendo junto com você que a felicidade é uma lição simples e contínua, apenas requer revisão constante de conceitos e de fazer da vida uma opção pela felicidade.

bueno
Enviado por bueno em 02/04/2009
Código do texto: T1518311
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.