desabafo

Desabafo

Alguns amigos vieram comentar que eu deveria mudar o tema dos meus livros, pois falar de amor é uma coisa ultrapassada. Ouvi, mas não disse nada. Achei estranho esse comentário e deixei para lá, mas isto ficou martelando na minha cabeça e comecei a indagar se seria uma verdade no qual eu não conseguia enxergar, ou todos estavam ficando doidos?

Questionei várias coisas do mundo atual, uma política sem político, uma música sem compositor, até mesmo um time de futebol sem jogadores, a não ser mercenários que trocam a paixão de uma fanática torcida por dinheiro. Enfim, que mundo é esse em que vivemos onde ficamos presos dentro de casa com medo de sair para não sermos mortos, temos hora de recolher e passamos só em determinados lugares.

Então me pergunto o que seria pior: a prostituta que vende seu corpo para ganhar uns trocados, ou determinados policiais que fazem vista grossa nos problemas para receber um dinheiro que irá ajudá-lo no orçamento da casa? E outros policiais que são realmente corruptos que nem deveriam usar a farda; temos ainda alguns políticos que se vendem para favorecer “Beltrano” ou “Ciclano”. Eu poderia seguir apontando toda uma sociedade que vive na lei Gérson: “sempre querendo levar vantagem em tudo”.

Para quem você estenderia a mão para ajudar, a não ser os parentes bem próximos? A família é outra instituição que está falida.

Nós temos uma escola cheia de recursos tecnológicos do qual poucas pessoas podem ter acesso por causa do seu alto custo. Acho eu que o progresso está aí, mas de uma forma geral ele acabou com o convívio das pessoas, pois, com os divertimentos disponíveis se tornou muito mais cômodo ficar em casa que é seguro. Além disso, não se precisa enfrentar aquele trânsito caótico para poder visitar ou reunir a família.

Hoje o hábito de sair para dar uma volta, ir ao cinema, tomar uma cerveja gelada com os amigos está quase se acabando. Há várias causas para isso: a rotina do dia-a-dia, a falta de tempo e até a falta de dinheiro para determinadas situações. As pessoas estão se privando dos papos sadios acrescentados de sabedoria e experiência. É duro você ir a um lugar e ouvir o povo contando mentiras, balelas, pois ao conviver com a pessoa você sabe que isso é só fantasia. Quer um exemplo disso que falo aqui?

Sou freqüentador de salas de bate-papo. As pessoas se escondem atrás de um computador para se valorizarem e mostrarem tudo aquilo que não são, mas gostariam de ser, pois a sociedade cobra isto do indivíduo, dessa forma poderá ser aceito por ela. A sociedade cobra o seu nome e o que você tem para se ter um valor perante ela. O valor humano é o segundo plano da história. Quando um ladrão comum comete um delito leve, por falta de recursos financeiros, ele é julgado de qualquer jeito como se fosse um marginal da pior qualidade. Já um “colarinho branco” não é nem julgado por falta de provas e por causa do dinheiro que paga aos advogados que o assessoram.

Creio que essas coisas são adquiridas ao longo de muito tempo devido à falta de cultura para abrir a mente do povo. O que influência até no momento de fazer uma escolha mais acertada na hora de votar porque um povo que não pensa é mais fácil de ser manipulado, pois aceita as coisas sem reclamarem. Vocês podem falar que a culpa é dos professores, eu diria que teríamos de ver os dois lados da moeda. Como os professores podem preparar bem uma aula se tem que darem várias por dia para adquirirem uma pequena quantia ao final do mês? E digo também que professores melhores preparados para exercer a função no magistério são fundamentais para a cultura de um país e até para ajuda-los num bom manejo com os alunos que atualmente fazem o que querem desrespeitando qualquer autoridade.

De um modo em geral o que acontece é que os problemas existem, só mudam de acordo com a função social de cada um. A classe policial sai de casa sem saber se irá voltar para ver seus entes queridos. Os novos médicos se formam para ganhar uma “mixaria” e, na maioria das vezes, não podem fazer cursos de especialização em sua área. Eles ficam divididos em ou ser mais um na capital para lutar contra toda uma estrutura errada, ou se mudam para o interior onde serão respeitados, mas que por falta de recursos não conseguirão resolver o problema do paciente, que muitas das vezes acaba falecendo; uma coisa comum em lugar de poucas possibilidades.

Temos tanto medo que nos recolhemos, pois sabemos que a luta é desigual.

Não sou político nem tenho ideologia, acredito em todas, mas muitas das vezes não bastam só boa idéias e pensamentos mirabolantes, o mais importante de tudo é ajustar essa engrenagem que não está devidamente ajustada. O homem está sempre sujeito às idéias boas e erros e elas são cultivadas anos a fio, e que podem se perdem em questão de segundos após um tropeço na caminhada.

Creio que deveria haver mudanças profundas na máquina administrativa do governo, atingindo tudo o que dela faz parte para que a população possa receber respostas e se sentirem felizes com elas, em todos os níveis: social, político e cultural. Isso se, respostas forem possíveis ao longo do tempo e nem sei se estarei aqui quando isto acontecer.

Engraçado que ainda não falei de amor uma única vez pelo contrário, só mostrei problemas. Quero continuar gritando aos quatro cantos desse meu país só amor, porque sei que a vida assim vale a pena: amar e ser amado.

Escritordsonhos
Enviado por Escritordsonhos em 30/03/2009
Código do texto: T1514471