Amo o meu Ceará

As pessoas se enganam a respeito do Ceará. Agora mesmo recebi a ligação de uma amiga que mora lá e, perguntei como estava tudo por lá, ao que ela me respondeu que está cada dia mais quente. – Você não sabe o que é calor, retruquei. Aí faz de 26 a 31 graus no máximo, aqui chega a 36. Ela se surpreendeu.

O Ceará é uma terra maravilhosa, o que lhe falta é amor dos políticos principalmente, pelo povo que lá habita. A terra é tão fértil que com um dia de chuva já vemos o milagre do verde aparecendo. O povo sofrido é um povo amigo e brincalhão, apesar de todo o sofrimento. Lógico que têm os seus problemas.

O Ceará é lindo, tanto no litoral como no interior. Tem uma faixa que é mais seca e por isso mesmo mais triste, mas tem uma região onde há água em abundância e aí muito se prospera. O povo cearense é um povo valoroso, corajoso e arrojado. Pessoas capazes de tudo para alcançar o seu intento sem receio ou temor.

Estou com muita saudade da minha terra. Tem dias que acordo com lágrimas nos olhos. Foram dois anos e meio, depois de trinta anos afastado, que vivi intensamente no meu rincão. O sorriso fácil, a alegria constante e o olhar desconfiado também. Tudo me toca o coração, tudo me lembra a felicidade dos dias que lá passei.