Domingão

Não tem coisa melhor na vida, do que o final de semana tão merecido, com a paz doce paz do nosso lar. Já não basta a semana toda ser corrida, a ainda tem quem diga que é apenas um dia como outro qualquer. Para mim não. ES a libertação da escravidão, já abolida resumida no cartão de ponto, que os patrões se beneficiam, e os empregados se agonizam, assim vamos levando.

Começa o dia na segunda feira, está na mente de Baltazar a sexta feira, o sábado na candaia, e domingão de futebol. Segunda - feira ES o dia internacional da preguiça, ou devo dizer da ressaca?

A coisa pior é essa dor de cabeça, que nem mesmo um engove antes, e um engove depois, ajuda a essa martelada, que por sinal não para de doer. Baltazar mesmo assim, já pensa como vai ser outro final de semana, que por sinal, do mesmo jeito. E vida margurada, vida sem vida, melhor assim do que nada, que ES pessimamente vivida, só vai se dar conta, quando no o começo do mês vai pagar as contas, e vem logo em sua cabeça, da para ser feliz assim?

Vamos recapitular.

Baltazar espera cinco dias da semana, por apenas dois. Sem contar que durante esses cinco dias, acorda às sete horas, toma seu café, quando se lembra da um beijo de despedida em sua mulher, que no começo do casamento era como se fosse quase um convite para voltar à cama, em outra lua de mel. Hoje ES apenas lembrança, de uma dona de casa que acorda primeiro que todos; coloca o lixo pra fora, chama um por um dos seus cinco filhos, faz o café e por ultimo levanta seu maridão já reclamando que não queria margarina no pão e sim uma fatia de queijo com presunto, com copo de leite e café.

Isso sem contar que nem olha para sua mulher, que por sua vez, continua com remelas nos olhos, cabelo parecido como um espanador, sem dizer àquelas dobrinhas que cada ano que passa se torna pneus, assim como os meus. Nem me lembro mais daquela garota, com aquele olhar e aquela roupa me faz lembrar-se do ultimo filme de terror que assisti com as crianças, meu Deus falando assim da minha própria mulher, mesmo que seja verdade, a mais pura verdade, que terror!

Ainda tenho que ir para o trabalho, antes vou ler o meu jornal, isso quer dizer; se eu conseguir ler, com a falação do Junior que por sinal não vai assim tão bem lá na escola, e a mulher diz que tenho que tomar atitude de pai com esse garoto, fala com ele homem, toma alguma posição.

Vê se me esquece mulher, trabalho de segunda a sexta como louco, boto a comida em casa, ainda tenho que ouvir reclamação das crianças e você pegando no meu pé. Porque você mesma não da um jeito nesse garoto, pois fica o dia todo em casa, não custa nada.

Ah! É assim então!

- Você pensa que fico em casa coçando o grelo?

Veja como fala mulher olha as crianças.

Mas é isso mesmo. Você não me dá mais valor.

Já vi que vai começar toda aquela ladainha de novo. Tenho que voltar para o trabalho. Tchau mulher, fica com Deus.

Já vai tarde seu traste.

Ufa, ainda bem que tenho trabalho, imagina só se fico em casa escutando desaforo, pensei que estivesse falando com minha mãe. Acho que nem minha mãe pegava tanto no meu pé Assim como minha mulher, e nem dei ouvidos pra ela quando me dizia aquela sabias palavras. Você esta certo disso? Es essa mulher que você quer ficar pro resto de sua vida?

Em um ataque de plena sanidade mental disse: larga de pegar no meu pé mãe sou bem crescidinho, e tenha mais respeito quando falar dela, pois pro resto da vida essa mulher que eu amo, a senhora vai chamar de nora.

Meu Deus meu filho não sabe o que fala. Mesmo assim, nós te abençoamos, e vamos ver o que vai dar.

Obrigada mãe pela sua benção, es essa mulher mesmo que eu vou casar.

Hoje queria ter uma maquina do tempo. E voltar bem naquele dia, e eu mesmo me dar um muro bem forte, idiota atrevido, escuta sua mãe.

Isso não quer disser que não goste mais dela. Mas essa rotina esta me matando. Nem lembro mais as ultimas palavras de elogio que ela fez ao meu respeito, a única palavra que não sai da boca dela, es seu traste.

Vê se pode uma coisa dessas, hoje me sinto um verdadeiro traste. Que só serve para pagar as contas e mais nada.

Quando chego ao serviço, o patrão como todos os dias não estas no seu melhor dia, acho que nunca esteve. Começa dando ordem sem parar, vou logo para meu setor me ocupar.

Dali não saio por nada, só quando der o apito, para o almoço, caso contrario nem olho para lado, pelo menos quando o encarregado geral e o patrão estiverem por lá.

E assim vai se passando o tempo, e os dias que tanto espero vão se aproximando, como um chamado divino dizendo-me Baltazar, meu caro Baltazar seus dias de agonia então terminando, Sábado se aproxima e o Domingão também. Quando chega à sexta feira, por incrível que pareça, todos trabalham felizes, sabes se lá porque eu também. Quando da o sinal, e logo vem um trecho de uma musica. Amanhã será um novo dia, da mais pura alegria que possa imaginar, essa letra dessa musica não me sai da cabeça nessa hora, pois só sei esse trecho mesmo e nada mais.

Vou para casa feliz da vida, quando chego a casa daí que vou me lembrar que vida?

O Junior não para de aprontar, minhas filhas são uns amores, mas logo, logo começam a namorar, nem gosto de pensar nisso, deixa as coisas acontecerem o tempo rolar.

Nesse dia minha mulher até que esta mais disposta, pelo menos arrumada, com a mesa sempre exposta com um lindo Banquete a me esperar. Os meninos, não esperam, vão logo atacar. Mas depois saem de casa assim como a velocidade da luz; deixam o material em todo lugar, minha mulher passa recolhendo assim como sempre foi e assim será.

Nessa hora penso; como foi minha semana inteira, e começo a conversar, sábado podemos fazer algo, porque no domingo meus amigos vêm pra cá. Depois do programa que minha mulher gosta de assistir, alias não sei qual ela mais gosta se é o Gugu ou Faustão, não quero entrar em discussão, domingo, que domingo es esse o dia de assistir futebol pela televisão.

Sandro Sansão
Enviado por Sandro Sansão em 29/03/2009
Reeditado em 03/01/2012
Código do texto: T1511896