Ascenção

O discípulo pergunta para o Mestre: O que fazer para manter a mente acesa na mesma direção se ela é fugaz e volátil como o vento? Diz o Mestre: Mantenha a sua atenção voltada para o seu centro. Inicialmente concentre-se no plexo solar, na altura do diafragma e observe o seu ritmo respiratório, com o tempo descobrirá onde fica o seu centro.

Muito se escreveu sobre o desenvolvimento espiritual do homem em sua vida física, mas muito pouco se diz a respeito do centro. Andei por muitos lugares em busca de mim mesmo e tudo o que encontrei foi o vazio, até o momento em que observei o suspiro em minha alma. O ponto divisor de águas que existe no ritmo do alento no interno.

Este ponto ou centro é o que liga o espírito ao corpo em sua consciência. Inicialmente conseguimos ter pequenos vislumbres dele, mas com o esforço e a persistência vamos criando força e o acesso a ele aumenta e se torna cada vez mais comum. Mesmo assim é muito difícil nos mantermos conectados a ele o tempo todo, mas chega-se lá.

Quando toco o centro a sensação é de plenitude total. Um estado de paz em que nada pode me atingir. Sinto uma pressão ascendente que eleva o meu estado de espírito e amplia a minha consciência. Passo a perceber a vida a partir de mim mesmo e sei que sou parte do universo, um com Deus e que deste ponto eu tudo posso.