GREVE DE CARÁTER

GREVE: DOIS PAÍSES MUITO DISTINTOS

Vou te contar a história do país Estrela, fica bem pertinho daqui, não é muito desenvolvido. Luta a mais de 500 anos contra a corrupção. Em fim, num dia desses, no país que é berço da democracia, aquele que fundou o constitucionalismo, lembra? Houve uma grande passeata que reuniu nada menos que um milhão de trabalhadores nas ruas, fizeram uma greve geral. Buscavam seus interesses por meio da coletividade, pois , nesse país, a muito se sabe que o poder vem do povo e que unido tem voz mais forte.

..................

Enquanto isso, no país Estrela, em uns cinco municípios de uma metropolezinha, trabalhadores também decidiram lutar por melhores salários, então, deu-se a greve: ruas tumultuadas, trânsito parado e greve de princípios. Princípios? É, enquanto uns protestavam, reivindicando aumento salarial da classe, outros lucravam descaradamente. E não venha me dizer que vendiam lenços em meio a crise, porque vendiam mesmo era seu valores morais, seus escrúpulos. Eu explico: durante a greve, alguns decidiram furá-la, e não foi por descordar das propostas dos grevistas foi para faturar com desespero alheio. Dobraram o valor dos serviços e não foram só as vans, mas os ônibus de uma empresinha lá do município esquecido na terra de ninguém. Cobraram 100% a mais pela passagem, que já não está cara o bastante.

...................

E o povo nessa história? Já cansado de corrupção, sem forças para lutar, enfraquecidos por um sistema egoísta, simplesmente pagaram, sem titubear, se era certo ou errado, pois com a corrupção já estão acostumados. Na "greve" no país Estrela 2 milhões de pessoas foram prejudicadas, lá no país berço da democracia eles lutaram com 1 milhão de vozes. Agora dá para entender, o povo estrelense precisa aprender a não vender seus princípios, porque assim nunca vencerá, não adianta agir igualzinho àqueles que já estão no poder.

CAROLINA MARQUES
Enviado por CAROLINA MARQUES em 28/03/2009
Reeditado em 28/03/2009
Código do texto: T1510276
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.