Se cair sete vezes, levante-se na oitava

O episódio da torre humana erguida no Festival da Coordenadoria da Cidade de São Paulo, no domingo 16 de novembro, é emocionante.

Os participantes da ginástica montada estavam com muita dificuldade para levantar a torre nos ensaios. Durante a apresentação, na primeira vez não conseguiram levantá-la, nem na segunda, nem na terceira. Pelo grande esforço físico exigido, fica muito difícil conseguir subir andar por andar depois da terceira tentativa.

A orquestra, que executava o fundo musical, ia repetindo os compassos seguidamente. Nem na quarta vez...

Todos os integrantes da ginástica apóiam concentrados, em volta do local da torre. Nem na quinta vez...

Os integrantes do seiri (grupos de apoio) oravam mais fervorosamente do que nunca. Nem na sexta vez...

Até a platéia se levanta e ora também o Daimoku. Nem na sétima vez...

Mas nada pode vencer a forte união, a profunda determinação e a sincera oração de todos os participantes. Eis que na oitava tentativa, ergue-se majestosamente a torre humana de cinco andares!!!

Um veterano lembrou a orientação do Sensei que se encaixa aqui literalmente: “se cair sete vezes, levante-se na oitava” ("nanakorobi yaoki", em japonês).

Sensei assim nos incentiva: “Se vocês caírem sete vezes, levantem-se oito. Em outras palavras, não desistam quando se sentirem desencorajados. Apenas levantem e renovem sua determinação. O importante não é a determinação de que jamais irão se abalar, mas sim de que não perderão para si próprios, que não irão se dar por vencidos.” (Diálogo sobre a Juventude, v.1, p.127)

Que emocionante lição de persistência! Jamais deve ser esquecida!

(Sanca, 18/11/2008)

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 28/03/2009
Código do texto: T1510202
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.