OLHOS ABERTOS     
                                  
 
Pendurei no teto da varanda uma decoração colorida, aquele cilindro de pano que mostra a direção do vento nos aeroportos. Só que este meu é de simples decoração e é lindo: O cilindro é feito em faixas horizontais coloridas e emendadas, unindo de cima para baixo o roxo, o laranja, o vermelho, o verde e o amarelo. Do aro amarelo, penduradas tiras largas das mesmas cores, soltas ficam dançando ao sabor do vento e dá alegria á varanda.
A cordinha que também do teto desce e sustenta a garrafinha dos modeses foi invadida por uma trepadeira que todo mundo conhece, ela cresce sem parar e dá flores azuis-violeta. No momento ainda não floriu, mas subiu pela cordinha e já está se espalhando pelo teto, sem saber onde se apoiar. A planta diz à gente o que fazer: precisa criar um suporte de treliças de ripas para ela se desenvolver.
A rede branca tem o seu espaço reservado de uso e conforto, mas o resto está todo ocupado por vegetação. Ao lado da pequena árvore está o pé de açaí, já ultrapassando a altura da árvore. Três vasinhos com orquídeas, espada de São Jorge com listras amarelas, agave com flor vermelha, e, na parede à sombra agave verde suspensa.
Mas os selinhos ainda não vieram.
Justo agora vieram dois. Aliás, eles voam sempre aos pares. E é lindo este brincar que eles são, pousam nos galhos da árvore, assoviam e voam direto à aguinha doce, depois voltam para os galhos.
Uma orquídea amarela que está carregada em cacho de flores é também visitada por unzinhos. Será que tem pólen ou doce no interior desta orquídea?
Foram embora. Ou não os vejo mais no meio das folhas.
Esta varanda é um pequeno espaço de dois por três metros, aberta em dois lados. Mas está linda com esta vegetação, vento e freqüentadores.
Apreciar um lugar bonito e bom alarga os olhos, eles vão se abrindo se desinchando e, quando menos se dá conta, já estão pensando e sentindo.

É o despertar do dia.