(Psicol.) DA DOR VEM A MAIOR FORÇA

DA DOR VEM A MAIOR FORÇA

ANTONI BIGCUORE*

A vida humana é mesmo feita de muitos conflitos. Viver em sociedade é um grande desafio. Aquelas pessoas que tiverem sido treinadas na inteligência emocional, terão maior sabedoria para usá-la quando necessária na vida cotidiana.

Toda criança deveria ter sido educada na inteligência emocional, ou seja, aprender a gerenciar bem seus conflitos interiores, suas emoções (tanto positiva quanto negativa) e seus pensamentos.

Toda criança vai formando a sua auto imagem positiva ou negativa, de acordo com os parâmetros de seus pais e as pessoas que as circundam.

Se ela for criada dentro de uma família bem estruturada, ou seja, criada numa atmosfera de verdadeiro amor entre os seus pais, ela com certeza, irá formar uma auto.imagem positiva de si mesma, bem como de seus próprios pais, com os quais, conviveu.

Terá indubitavelmente sua auto estima bem em alta!

Infelizmente, em nosso País, isto é uma mosca branca, nem mesmo nas famílias abastadas não vemos isto. Mas este seria, no meu modesto ponto de vista, o caminho para educarmos nossas crianças para a felicidade. Não somente para a vida profissional.

Enquanto isto, não se concretiza, qual a leitura que fazemos, no momento atual, em nossa sociedade?

Vemos, todos os dias na mídia, os conflitos sociais se acirrarem

e consequentemente a violência grassando feito campim barba de bode.

A maioria das pessoas despreparadas para gerir a nossa sociedade, no comando do poder. O poder político nas mãos de gente egoísta, despreparada, em sua grande maioria, pelo menos.

Todo este caldo de cultura, gera sofrimentos. Muita dor se espalha nos corações dos brasileiros e brasileiras, ricos ou pobres.

Como conviver com isto? E sem ficar doente?

Já disse o filosófo, das dificuldades nascem as grandes oportunidades!

É imperativo se ter uma grande determinação e um programa de vida, o qual abranja os seguintes fatores: espiritual, físico e o emocional. O que chamo de equilíbrio homeostático da personalidade.

Exercícios físicos diários (caminhada, hidroginástica, natação etc), uma alimentação balanceada,(cereais integrais, soja, linhaça, quinoa etc) e uma vida emocional positiva, ou seja, mente educada no pensamento sempre positivo, e ter atividades sociais que melhorem a auto estima, tipo: dançar, cantar, fazer teatro, atividades esportivas etc.)

É na dor que vem a maior força!. Pode reparar que aquelas pessoas que tem fé, elas crescem nas tribulações. Uma força superior vem ao seu encontro, e elas conseguem a superação!

Ame a vida! Goste se você mesmo! Aprecie as qualidades dos “outros”, transmita alegria, paz e solidariedade aos outros, e verá que a sua vida ficará muito ILUMINADA, e lhe trará grandes alegrias!

Viver vale a pena, não obstante todas as tribulações inerentes a ela nos acometerem diariamente!.

====================================================

(*)Antoni BigCuore. Autor é cantor e escritor em SP.sp. Acesse sua página na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore.(24.03.2009, 3a.feira, às 16,51 hrs.)

====================================================